Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Assembleia Legislativa de Rondônia dá posse ao governador Reeleito Confúcio Moura

Assembleia Legislativa de Rondônia dá posse ao governador Reeleito Confúcio Moura

por Igor Cruz publicado 09/01/2015 13h20, última modificação 09/01/2015 13h20
Na manhã desta quinta-feira(01.01.2015) a Assembleia Legislativa de Rondônia, transferiu sua sede oficial, através da resolução 281/14, para o Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, para dar posse ao governador reeleito Confúcio Ayres de Moura...

 

Na manhã desta quinta-feira(01.01.2015) a Assembleia Legislativa de Rondônia, transferiu sua sede oficial, através da resolução 281/14, para o Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, para dar posse ao governador reeleito Confúcio Ayres de Moura(PMDB) e o vice-governador eleito Daniel Pereira(PSB), em sessão solene que reuniu as maiores autoridades do estado de Rondônia  a sociedade civil organizada.

O deputado estadual Maurão de Carvalho (PP), 1°vice-presidente da Assembleia Legislativa, presidiu a sessão solene, que contou com a presença dos deputados José Lebrão (PTN), Glaucione Rodrigues (PSDC), Luizinho Goebel (PV), Valdivino Tucura (PRP), Zequinha Araújo (PMDB), Edson Martins (PMDB), Flávio Lemos (PR), Ribamar Araújo (PT), Jean Oliveira (PSDB) e Euclides Maciel (PSDB). O senador Valdir Raupp (PMDB) e os deputados federais Marinha Raupp (PMDB) e Nilton Capixaba (PTB), também prestigiaram a posse de Confúcio Moura, para o seu segundo mandato consecutivo.

Após a abertura da sessão, os deputados Valdivino Tucura e Luizinho Goebel conduziram o governador e o vice para o plenário. Após a execução do Hino Nacional, o secretário da sessão, José Lebrão, leu o ato de posse. Em seguida, Confúcio Moura leu o juramento de posse e assinou o termo de posse. Logo após, foi a vez de o vice-governador Daniel Pereira fazer o seu juramento e assinar o termo de posse.

O deputado Euclides Maciel falou em nome da Assembleia Legislativa. “Os empossados foram escolhidos, de forma livre e democrática, para conduzirem os destinos do Estado. Que o governador e o vice tenham um mandato exitoso”, destacou.

Maciel declarou ainda que “o governador deverá governar não apenas para quem votou a seu favor, mas para toda a população, indistintamente. E, para isso, é fundamental que haja sintonia e cooperação entre os poderes. Na atual legislatura, houve sempre respeito e harmonia, e as matérias foram apreciadas e aprovadas com celeridade, para dar a resposta que a sociedade precisa’’.

No discurso de posse, o governador destacou o seu primeiro mandato. “Agradeço a Deus, por me permitir ser governador, pela segunda vez, desse Estado maravilhoso. Agradeço à minha família e ao povo de Rondônia. Este é um sonho de um pioneiro, de um desbravador. Ontem, encerrei meu primeiro mandato e, depois do saudoso Jorge Teixeira, nenhum outro governador fez mais do que a nossa gestão, trabalhamos junto com os prefeitos, estendemos as mãos”. Segundo ele, “aprendi na vida a sentir o povo de perto: o cheiro do povo, sua voz, seu toque. O povo precisa de atenção e de afeto”.

Confúcio fez um agradecimento especial ao povo de Porto Velho, “que foi decisivo para a vitória”. Ele agradeceu ainda às cidades de Ariquemes e Ji-Paraná e destacou a vitória eleitoral obtida em Rolim de Moura. “Tenho que retribuir essa gratidão, esse reconhecimento, com muito trabalho. E para a capital, quero construir um novo terminal rodoviário”.

O governador reconheceu que “não tem Governo que não sofra, que não enfrente barreiras. Como exemplos, temos os ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek. Em Rondônia, o grande Jorge Teixeira sequer conseguiu fazer o seu discurso de despedida. O ex-governador Jerônimo Santana saiu do Governo e enfrentou muitas dificuldades. Assim, vocês podem ver que os cargos dão alegrias, mas tristezas também”.

Segundo ele, “eu não sou o Governo. O Governo são todos os rondonienses. Mas, a mim cabe definir as prioridades e as ações. Cabe a mim equilibra a balança entre os conflitos e os interesses”. Confúcio lembrou que Rondônia completará 34 anos, no próximo domingo (04). “Rondônia tem crescido bem. Nossas receitas cresceram em 2014, 13,46%. Nossa riqueza cresceu 6,9%, o maior índice do país”.

O governador destacou os investimentos para a habitação, que somadas as moradias urbanas e rurais, serão quase 30 mil. “Em 25 anos, nunca houve tantos investimentos em habitação. Esse é um grande avanço, especialmente na capital, quando iremos entregar 12 mil casas”, ressaltou.

Confúcio elegeu como metas o aumento na produção de alimentos. “Queremos obter uma safra de 4 milhões de sacas de café, aumentar o nosso rebanho e expandir a produção de soja, milho, feijão e soja. Os bancos de fomento estão oferecendo bilhões em investimento, a maior fatia entre todos os Estados da região Norte. E as 24 agências do Banco do Povo estão oferecendo crédito bom e barato”.

Ele falou ainda sobre a entrega de títulos dos imóveis rurais, quase 40 mil, além dos títulos urbanos, que devem chegar a 30 mil neste, mais de 20 mil na capital. Também destacou os investimentos na saúde, em educação, no asfaltamento urbano e no setor produtivo.

Ao final, Confúcio pediu que os secretários e a população o ajudem a governar.

 

Breve currículo de Confúcio Moura

Confúcio Moura é natural de Dianópolis (TO), tem 66 anos, é médico e está em Rondônia desde 1976, quando chegou a Ariquemes. Foi secretário estadual de Saúde e eleito por três mandatos consecutivos para a Câmara Federal. Confúcio foi eleito e reeleito prefeito de Ariquemes e é o segundo governador reeleito de Rondônia.

Confúcio é casado com a médica Maria Alice Silveira Moura, com quem tem duas filhas e três netas.

 

Breve currículo de Daniel Pereira

Daniel Pereira é paranaense de Luiziania, tem 49 anos e é servidor do ex-território federal de Rondônia, como professor. Formado em direito, ele sempre atuou como sindicalista, sendo presidente do Sindicato dos Servidores Federais (Sindsef).

Ele foi vereador em Cerejeiras, deputado estadual por dois mandatos e assume como vice-governador.

 

ALE/RO - DECOM - [Eláine Maia, Eranildo Costa Luna e Juliana Martins]

 

 

FOTOS

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados