Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Cadeia produtiva do peixe e preocupação com pequenos volta a pauta da Comissão de Indústria e Comércio

Cadeia produtiva do peixe e preocupação com pequenos volta a pauta da Comissão de Indústria e Comércio

por Igor_Cruz — publicado 24/10/2017 13h43, última modificação 24/10/2017 13h43
Agentes públicos e financiadores serão novamente convidados para expor situação do pescado em Rondônia...

 

O presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Cicct) deputado Geraldo da Rondônia (PSC), na reunião ordinária desta terça-feira (24), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, comentou sobre a última reunião da qual membros da Suder compareceram para falar sobre a cadeia produtiva do peixe.

Para o parlamentar a resposta dada não foi suficiente e considerou balela, pois as ações não atendem ao pequeno produtor. Lembrou dos produtores que foram incentivados a plantar cacau e depois abandonados pelo Estado.

Foram incentivados a derrubar o mato para cultivar e hoje se derrubar uma árvore vai preso. “Os pequenos estão abandonados e falidos”, afirmou.

Geraldo também se disse preocupado com os pequenos comerciantes de Rondônia, que estão sofrendo com os grandes grupos empresariais que estão se instalando no Estado, cheios de incentivos federais e estaduais. “É claro que eles irão vender mais barato”, destacou, “mas não podemos virar as costas a estes pequenos que geram empregos e fomentam a economia”.

Anderson destacou a necessidade do Brasil se modernizar e criar indústrias, especialmente Rondônia, que exporta seu manganês para a China a preços baixos e depois importa produtos beneficiados com altas taxas. “As riquezas devem ficar aqui, poderíamos ter mais indústrias”, argumentou.

O deputado lembrou também da ração para aves, que os produtores têm de buscar em outros Estados, pois aqui não se fabrica.

O deputado Aélcio da TV (PP) comentou sobre a Sessão Itinerante de Pimenta Bueno que debateu as questões da região. “Infelizmente são poucas as realizadas”. Falou que os parlamentares do interior devem solicitar a realização de mais reuniões desta ordem, para que se leve, além das discussões, toda a estrutura do Poder Legislativo para movimentar os municípios economicamente.

O deputado Anderson do Singeperon (PV) destacou que apesar do custo alto desta transferência do Poder para o interior, é importante para os municípios e para a região.

Geraldo disse que o deputado Adelino Follador (DEM) já está articulando junto aos parlamentares da região para levar uma itinerante a ser realizada em Ariquemes.

Ao final ficou deliberado pelos membros da Comissão, reunião extraordinária para o próximo dia 7, com produtores e Emater, Suder, Embrapa e agências de fomento, a exemplo do Banco da Amazônia.

 

ALE/RO - DECOM - Geovani Berno
Foto: Ana Célia

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados