Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Cirone Deiró pede Sessão Solene em alusão ao Dia de Conscientização do Autismo

Cirone Deiró pede Sessão Solene em alusão ao Dia de Conscientização do Autismo

por Ronaldo Afonso do Amaral publicado 01/03/2019 11h27, última modificação 01/03/2019 11h27
Hoje o problema não tem cura, porém pesquisas recentes apontam avanços nos estudos de células tronco das próprias crianças


Através de requerimento apresentado a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, durante sessão ordinária, o deputado Cirone Deiró (Podemos) pede a realização de Sessão Solene no dia 01 de abril, às 15h em alusão ao Dia de Conscientização do Autismo.  

O parlamentar relatou que o dia 2 de abril foi instituído pela ONU em 2008, como “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, o autismo é chamado transtorno de espectro autista (TEA), que é um distúrbio global e precoce de neurodesenvolvimento. Ele altera a capacidade do indivíduo de interagir com o meio, por afetar três áreas importantes do desenvolvimento de uma pessoa: a comunicação, a socialização e o comportamento. 

Cirone pontuou que quanto mais cedo for identificado o transtorno, mais as técnicas terapêuticas e pedagógicas deixarão a criança próxima da autonomia nas atividades diárias. “ É importante lembrar que somente em casos mais raros, o autismo é incapacitante. Hoje o problema não tem cura, porém pesquisas recentes apontam avanços nos estudos de células tronco das próprias crianças”, enfatizou. 

Além disso, o deputado lembrou que com base nas informações do Ministério da Saúde não há estatísticas oficiais no Brasil sobre o número de pessoas com autismo, apenas uma estimativa de aproximadamente 2 milhões. “É necessário um olhar diferenciado do Poder Público quanto aos aspectos de inclusão social, inserir o aluno autista nas salas de aulas comum regular, além de promover agilidade no acesso ao sistema de saúde”, encerrou.

Texto: Eláine Maia - DECOM/ALE

Foto: Marcos Figueira

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.