Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Com intermediação do deputado Ezequiel Neiva, Seduc implantará escola técnica profissionalizante em Cerejeiras

por Ronaldo Afonso do Amaral publicado 12/04/2019 17h16, última modificação 12/04/2019 17h16
Unidade será implantada ainda neste ano, de forma provisória no espaço da escola Jorge Teixeira

Cerejeiras será um dos municípios contemplados com a implantação de escola técnica profissionalizante, pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) vem tratando com o secretário de Educação, Suamy Vivecananda, para que seja implantada uma unidade profissionalizante ainda em 2019.

Nesta semana o deputado e o secretário estiveram em Cerejeiras e visitaram estruturas consideradas ociosas, e que podem ser utilizadas como espaço para a escola técnica. Vivecananda afirmou ao deputado Ezequiel Neiva que a unidade de educação profissionalizante de Cerejeiras será implantada ainda neste ano, de forma provisória no espaço da escola Jorge Teixeira, que está desativada e que precisa ser revitalizada.

Neiva destacou que escola técnica definitiva será construída num terreno medindo 200m x 200m que será doado à Seduc. O deputado disse que tratativas com a prefeitura de Cerejeiras para doação do terreno estão adiantadas, e que construção da escola técnica é de interesse de todos. “Sei do interesse do secretário de Educação pelas escolas profissionalizantes. Desde o início do ano temos mantido conversas para a construção de uma unidade em Cerejeiras, o que atenderá toda a região do Cone Sul (Vilhena, Colorado, Cerejeiras, Corumbiara, Cabixi, Pimenteiras e Chupinguaia) ”, observou o parlamentar.

Em conversa com a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação (Idep), Adir José de Oliveira, o deputado se mostrou impressionado com os números apresentados: Apenas 16% dos estudantes do Ensino Médio em Rondônia chegam à faculdade. “O ensino profissionalizante pode contribuir imensamente com os 84% de estudantes que não conseguem, por algum motivo, chegar à faculdade”, afirmou Neiva.

Sobre a definição dos cursos que serão ofertados, Suamy Vivecananda explicou que o Idep, vinculado à Seduc, e responsável pelas escolas profissionalizantes, iniciará pesquisa de mercado para avalizar vocação dos municípios da região do Cone Sul. “Nossa região tem vocação para o agronegócio. Certamente teremos cursos voltados para essa área, mas também precisamos diversificar as ofertas com cursos de informática, refrigeração, mecânica entre outros”, destacou o deputado Ezequiel.

A diretora geral de Educação da Seduc, professora Irany Oliveira, participou da agenda educacional em Cerejeiras. Ela destacou a importância do envolvimento do deputado Ezequiel Neiva “com uma causa tão justa como é o ensino profissionalizante”. “O deputado tem sido parceiro, ajudando na demanda da educação no que é possível”, ressaltou.

A coordenadora da Educação em Cerejeiras, Marlene Ribeiro, também acompanhou a agenda no município.

Foto e Texto: Assessoria