Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Com intermediação do deputado Ezequiel Neiva, Seduc implantará escola técnica profissionalizante em Cerejeiras

Com intermediação do deputado Ezequiel Neiva, Seduc implantará escola técnica profissionalizante em Cerejeiras

por Ronaldo Afonso do Amaral publicado 12/04/2019 17h16, última modificação 12/04/2019 17h16
Unidade será implantada ainda neste ano, de forma provisória no espaço da escola Jorge Teixeira

 

Cerejeiras será um dos municípios contemplados com a implantação de escola técnica profissionalizante, pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) vem tratando com o secretário de Educação, Suamy Vivecananda, para que seja implantada uma unidade profissionalizante ainda em 2019.

Nesta semana o deputado e o secretário estiveram em Cerejeiras e visitaram estruturas consideradas ociosas, e que podem ser utilizadas como espaço para a escola técnica. Vivecananda afirmou ao deputado Ezequiel Neiva que a unidade de educação profissionalizante de Cerejeiras será implantada ainda neste ano, de forma provisória no espaço da escola Jorge Teixeira, que está desativada e que precisa ser revitalizada.

Neiva destacou que escola técnica definitiva será construída num terreno medindo 200m x 200m que será doado à Seduc. O deputado disse que tratativas com a prefeitura de Cerejeiras para doação do terreno estão adiantadas, e que construção da escola técnica é de interesse de todos. “Sei do interesse do secretário de Educação pelas escolas profissionalizantes. Desde o início do ano temos mantido conversas para a construção de uma unidade em Cerejeiras, o que atenderá toda a região do Cone Sul (Vilhena, Colorado, Cerejeiras, Corumbiara, Cabixi, Pimenteiras e Chupinguaia) ”, observou o parlamentar.

Em conversa com a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação (Idep), Adir José de Oliveira, o deputado se mostrou impressionado com os números apresentados: Apenas 16% dos estudantes do Ensino Médio em Rondônia chegam à faculdade. “O ensino profissionalizante pode contribuir imensamente com os 84% de estudantes que não conseguem, por algum motivo, chegar à faculdade”, afirmou Neiva.

Sobre a definição dos cursos que serão ofertados, Suamy Vivecananda explicou que o Idep, vinculado à Seduc, e responsável pelas escolas profissionalizantes, iniciará pesquisa de mercado para avalizar vocação dos municípios da região do Cone Sul. “Nossa região tem vocação para o agronegócio. Certamente teremos cursos voltados para essa área, mas também precisamos diversificar as ofertas com cursos de informática, refrigeração, mecânica entre outros”, destacou o deputado Ezequiel.

A diretora geral de Educação da Seduc, professora Irany Oliveira, participou da agenda educacional em Cerejeiras. Ela destacou a importância do envolvimento do deputado Ezequiel Neiva “com uma causa tão justa como é o ensino profissionalizante”. “O deputado tem sido parceiro, ajudando na demanda da educação no que é possível”, ressaltou.

A coordenadora da Educação em Cerejeiras, Marlene Ribeiro, também acompanhou a agenda no município.

Foto e Texto: Assessoria

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.