Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Deputado Jean Oliveira lamenta o falecimento do pioneiro “Seu Zizi”

Deputado Jean Oliveira lamenta o falecimento do pioneiro “Seu Zizi”

por Igor Cruz publicado 19/12/2014 12h36, última modificação 19/12/2014 12h36
O deputado Jean Oliveira lamentou na manhã dessa quarta-feira(17), o falecimento do “Seu Zizi” do Mercado Cultural. Alcimar Francisco do Casal, “Seu Zizi”, do Bar do Zizi, era o último remanescente dos comerciantes que tinham ponto no antigo Mercado Central de Porto Velho...

 

O deputado Jean Oliveira lamentou na manhã dessa quarta-feira(17),   o falecimento do “Seu Zizi” do Mercado Cultural.  Alcimar Francisco do Casal,  “Seu Zizi”, do Bar do Zizi, era o  último remanescente dos comerciantes que tinham ponto no antigo Mercado Central de Porto Velho, antes do incêndio que o destruiu parcialmente em 1966.

“Amazonense de Terra Nova, “Seu Zizi” deixou sua terra natal aos 22 anos de idade para trabalhar no Acre. Fixou-se depois em Cobija, na Bolívia, na região fronteiriça com o município acreano de Brasiléia. Atuou inicialmente como comprador de borracha e castanha.  Em 1958 vendeu sua parte no seringal e veio com a família para Porto Velho.

Conheceu um seringalista no hotel onde estava hospedado que o convidou para conhecer Jaci Paraná. Lá chegando, gostou do local e ali se estabeleceu como comerciante, vendendo produtos de primeira necessidade para os seringais da região. Sua atividade no Mercado Central só teve início em 1962 com a compra de um ponto”.

Depois do incêndio do Mercado Central em 1966, poucos comerciantes continuaram as atividades comerciais no local. Seu Zizi foi o último remanescente que não aceitou nenhum tipo de negociação pra entregar seu “ponto” e resistiu até o final o “poderio econômico” sem abrir mão do seu direito. Depois de 25 anos esperando uma  decisão judicial conseguiu a vitória almejada,  quando o antigo Mercado Central foi reconstruido transformando-se no Mercado Cultural. Todos que conhecem a história da cidade de Porto Velho são unânimes em dizer que se o Seu Zizi não tivesse resistido, nós não teríamos hoje o Mercado Cultural que resgata a história da cidade de Porto Velho.

O deputado Jean Oliveira, hoje pela manhã (17),   manifestou  seu profundo pesar pelo falecimento do pioneiro Alcimar Francisco do Casal,  “Seu Zizi”, do Bar do Zizi. “Nesse momento  prestamos sinceras condolências aos familiares e amigos por tão dolorosa e grande perda. Seu Zizi  prestou valorosos serviços  a  Rondônia, deixando seu nome marcado nesta terra onde viveu, constitui família e contribuiu para seu engrandecimento”, disse o parlamentar.

 

ALE/RO - DECOM - [Assessoria parlamentar]

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados