Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Deputados querem frigorífico para abate do peixe

Deputados querem frigorífico para abate do peixe

por Igor Cruz publicado 06/04/2015 16h52, última modificação 06/04/2015 16h52
De acordo com os parlamentares, a piscicultura é a nova opção de agronegócio em Rondônia, devido ao desenvolvimento impressionante da atividade nos últimos três anos...

 

Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, os deputados Cleiton Roque (PSB) e Só na Bença (PMDB) apresentaram ao Poder Executivo indicação sobre a necessidade de instalação de um frigorífico para abate de peixes no município de Pimenta Bueno. De acordo com os parlamentares, a piscicultura é a nova opção de agronegócio em Rondônia, devido ao desenvolvimento impressionante da atividade nos últimos três anos.

O investimento no setor cresceu 300% no período, conforme informações dos técnicos da Superintendência Federal de Aquicultura e Pesca do Estado. “Há três anos eram produzidas 16 mil toneladas. Em 2013, Rondônia fechou o ano com aproximadamente 65 mil toneladas do pescado, e em 2014 com 80 mil toneladas. São números expressivos e que precisam de apoio das autoridades competentes para continuar com esse crescimento”, disse Cleiton Roque.

Só na Bença declara que os piscicultores locais têm preferido os sistemas em cativeiro e tanques escavados, porque eles diminuem a pesca nos rios e ainda oferecem melhores condições de manejo e controle da produção em quantidade e qualidade. “A maior parte da produção de tambaqui, por exemplo, é exportada para Manaus. Nosso Estado possui apenas dois frigoríficos com Inspeção Federal em Ariquemes e Vilhena e esse quadro precisa mudar”.

Os deputados alertaram, também, que a solicitação foi feita pelos vereadores João Batista Rocha (Bozo), José Irineu Cardoso Ferreira e Elias Josias da Silva, do município de Pimenta Bueno, para que as autoridades possam interceder junto ao Governo de Rondônia, através da Secretaria de Agricultura (Seagri), para o atendimento da propositura.

Os parlamentares destacaram que Pimenta Bueno é pioneiro na criação de peixes. A experiência acumulada ao longo dos anos na produção de alevinos e criação do pescado levou o município ao reconhecimento nacional. Na região, a produção de peixe tem crescido consideravelmente. Neste sentido se faz necessário implantar um frigorífico capaz de atender a produção existente.

 

ALE/RO - DECOM - [Elaine Maia]

Foto: José Hilde

registrado em: ,
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados