Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Dr. Neidson apoia emancipação de Extrema e demais distritos de Rondônia

Dr. Neidson apoia emancipação de Extrema e demais distritos de Rondônia

por Igor Cruz publicado 12/03/2018 13h09, última modificação 12/03/2018 13h09
Em audiência pública realizada para debater o assunto, deputado também criticou retirada da residência do DER da Ponta do Abunã...

 

O deputado Dr. Neidson (PMN) foi proponente, junto com o presidente Maurão de Carvalho (MDB), da audiência pública realizada no distrito de Extrema para tratar do PLP nº137/2015, que tramita no Congresso Nacional e trata da criação, incorporação, fusão e desmembramento de distritos.

O deputado defende a emancipação de Extrema que, caso ocorra, será um município formado pelos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Extrema (sede).

Em seu pronunciamento na audiência, Dr. Neidson agradeceu a presença de todos e aproveitou para lembrar que durante o Festival de Música de Extrema, realizado com o apoio do parlamentar, ouviu dos moradores dezenas de reclamações quanto ao abandono em que se encontra o distrito.

O parlamentar disse ter ficado decepcionado com a situação de Extrema, uma vez que o local, segundo o deputado, apresenta todas as condições para sua emancipação. Dr. Neidson destacou que Extrema já deveria ter sido emancipado por meio de um projeto de lei criado em 2010, que acabou sendo vetado integralmente em 2014, pela então presidente Dilma Rousseff, sob o argumento de que o texto aumentaria as despesas públicas.

No entanto, o deputado ressalta que o distrito já se adiantou em muitos procedimentos legais necessários para o desmembramento, o que tornaria o processo ainda mais rápido caso o projeto seja aprovado em Brasília.

O deputado disse entender que no início será difícil e que o novo município precisará de apoio. Dessa forma, Dr. Neidson disse esperar que todos os poderes, executivos e legislativos, unam forças para contribuir com o futuro município de Extrema de Rondônia.

 

DER

O deputado aproveitou a oportunidade para destacar seu descontentamento em relação à retirada da residência do DER que ficava no distrito de Extrema. Segundo o parlamentar, o órgão dava todo o suporte necessário para a manutenção das estradas vicinais da região da Ponta do Abunã.

Dr. Neidson ressaltou que a distância entre Porto Velho e a região, que já tem dificuldade no acesso à comunicação por telefonia celular e Internet, torna ainda mais difícil a chegada de maquinários para atender os distritos. Para o deputado, o governo deveria fortalecer a região, não o contrário.

“A população clama pelo retorno da residência do DER. Muitos distritos sentem-se abandonados também por conta desta ação do governo. Com a regional do órgão, é possível descentralizar os trabalhos do DER na capital, com atendimento mais rápido em relação às necessidades de manter o tráfego e o escoamento das produções”, concluiu o parlamentar.

 

ALE/RO - DECOM - Juliana Martins
Foto: Gilmar de Jesus


FOTOS

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados