Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Ezequiel Júnior parabeniza Câmara de Machadinho pelo projeto Vereador Cidadão Mirim

Ezequiel Júnior parabeniza Câmara de Machadinho pelo projeto Vereador Cidadão Mirim

por Lusangela França dos Santos publicado 12/06/2018 16h34, última modificação 12/06/2018 16h34
Parlamentar acompanhou sessão extraordinária realizada no auditório da prefeitura para início dos trabalhos do parlamento mirim

 

O deputado estadual Ezequiel Júnior (PRB), na segunda-feira (11), prestigiou o evento realizado no auditório da Prefeitura de Machadinho do Oeste para a execução do projeto ‘Vereadores Cidadãos Mirins’, desenvolvido pela presidente da Câmara Municipal, Dvani Martins Nunes (PRB). 

A sessão extraordinária realizada na prefeitura deu o ponta pé inicial para o projeto que coloca jovens entre 11 e 15 anos na dianteira do aprendizado político legislativo na cidade. Ao comentar o evento, o deputado disse ter considerado o projeto inovador e destacou o momento político do Brasil. 

“É importante que esses jovens saibam das dificuldades que os vereadores enfrentam no dia a dia em suas cidades e regiões, além de ser uma experiência na qual terão noções de aprenderem a como defender seu povo”, ressaltou Ezequiel Junior. 

O projeto foi aprovado pelos vereadores e tomou as Escolas Municipais com uma campanha que elegeu vereadores mirins. O evento contou com todos os legisladores locais, autoridades e população, mostrando responsabilidade e qualidade na organização. 

Entenda o projeto 

Como público alvo, alunos de 11 a 15 anos, do 6º ao 9º ano, sendo 11 vereadores. Na primeira etapa cada escola escolheu seus pré-candidatos através de um concurso de redação com o tema “Overdadeiro papel do vereador na sociedade”. 

Depois a Câmara entregou os materiais de campanha para os candidatos de cada escola fazerem suas campanhas que contou com o período de eleição dos alunos, com debates e proposta em salas de aula. 

No dia 9 de maio, foram realizadas as eleições nas escolas, onde os alunos votaram e escolheram seus representantes que terão o mandato até novembro. Haverá uma sessão ordinária uma vez por mês e todas as matérias por eles deliberadas, como requerimento e indicação terão validade igual a de um vereador normal. Por fim, cada aluno terá que apresentar um projeto de lei. 

Cada um dos ganhadores do projeto vencedor, aluno, coordenador e a escola, ganharão um notebook, e o projeto será aprovado pela Câmara Municipal e se transformará em lei no município. 

Ao todo, de 1300 pré-candidatos foram selecionados, 48 candidatos concorreram e 11 foram eleitos de sete escolas participantes, tanto dos distritos quanto da cidade. O projeto ‘Vereadores Cidadãos Mirins’ é um programa da Câmara Municipal e conta com o apoio da prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da representante de Machadinho do Oeste, Mariza Brandeleiro.

ALE/RO – Assessoria

Fotos: Assessoria

Foto:

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados