Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Maurão de Carvalho recebe comissão de pescadores de Jacy-Paraná

Maurão de Carvalho recebe comissão de pescadores de Jacy-Paraná

por Igor Cruz publicado 09/01/2015 13h23, última modificação 09/01/2015 13h23
Na manhã desta quarta-feira (06) o presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Maurão de Carvalho (PP), recebeu uma comissão de representantes do distrito de Jacy-Paraná que apresentou preocupação em relação às mortes de peixes que acontecem no período do defeso...

Na manhã desta quarta-feira (06) o presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Maurão de Carvalho (PP), recebeu uma comissão de representantes do distrito de Jacy-Paraná que apresentou preocupação em relação às mortes de peixes que acontecem no período do defeso, por conta das obras das Usinas do Madeira que impedem a subida dos peixes para a desova.

Participaram da reunião o presidente da Associação de moradores de Jacy-Paraná, Joel Bino de Jesus, o representante do setor Jurídico da Associação Aldomiro Alves e o pecador Francisco Pereira Sales. Os três foram unanimes em pedir socorro a Assembleia Legislativa para que seja feita uma fiscalização junto às obras das usinas, especialmente nos trechos onde os peixes sobem o rio para a desova. Joel Bino acredita na morte de cerca de 14 toneladas de peixes, porém, não existem documentos e muito menos laudo das usinas sobre o motivo das mortes. “Queremos, com urgência, que o Poder Público nos ajude, pois sabemos que este ano o número de peixe será bem menor que o ano passado e isso é uma tragédia para o futuro”, afirmou.

Os representantes entregaram ofício ao deputado pedindo que a Casa de Leis intervenha junto a Secretaria do Meio Ambiente de Rondônia para que realize essa fiscalização e dê resposta às famílias. “Somos 180 famílias que sobrevivem exclusivamente da pesca e estamos muito preocupados com o futuro”, destacaram.

Maurão de Carvalho disse que vai solicitar a Comissão de Meio Ambiente da ALE para que indique deputados para acompanhar essa visita in loco. De acordo com o parlamentar a Assembleia não irá ficar omissa diante de uma situação tão grave como essa e que o fato que acontece hoje foi falado e debatido no passado. “Após a visita da comissão da Secretaria do Meio Ambiente e dos deputados estaduais vamos nos reunir e debater o que foi visto e na sequência propor uma audiência pública com as autoridades envolvidas para justificar o que está acontecendo”, destacou.

O representante jurídico da Associação de moradores de Jacy, disse que as famílias apresentaram as usinas projetos para a criação de cerca de dez espécies de peixe, instalação de laboratório e proposta de remuneração para todos os pescadores pelo período de cinco anos para que o Rio madeira pudesse se recompor das obras realizadas. “Nosso projeto foi recusado pelas empresas e até hoje não sabemos a forma que eles agem para ajudar na reprodução dos peixes, diante das dificuldades em subir o rio”, relatou.

Maurão frisou que a situação é preocupante, pois após o período do defeso é difícil saber o que vai acontecer e que as famílias que vivem da pesca serão muito prejudicadas. “Temos como ajudar e vamos fazer isso. Os moradores podem esperar uma ação conjunta da Casa de Leis para que as respostas sejam dadas e a população do distrito de Jacy-Paraná não saia penalizada”, concluiu.

 

ALE/RO - DECOM - [ Elaine Maia ]

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados