Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Presidente Laerte Gomes anuncia convênio com o Basa

Presidente Laerte Gomes anuncia convênio com o Basa

por Ronaldo Afonso do Amaral publicado 01/03/2019 11h20, última modificação 15/03/2019 10h15
Através de linha de crédito sustentável do FNO, servidores da ALE poderão investir em geradores de energia solar


Em reunião com o presidente do Banco da Amazônia (Basa), Valdeci Tose, na manhã desta quinta-feira (28), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB) anunciou a celebração de um convênio entre o banco e a Casa de Leis que vai beneficiar o funcionalismo. 

“É um convênio que possibilitará aos nossos servidores o acesso a uma linha de crédito sustentável e específica, voltada exclusivamente para a compra e instalação de geradores de energia solar”, ressaltou Laerte. 

Segundo Valdeci Tose, o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), permitiu a criação de uma linha de crédito para instalação de geradores de energia solar para pessoas físicas de nove estados da Amazônia Legal. 

Tose explicou que o Banco da Amazônia disponibiliza, para a região Norte, bilhões em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) que traz algumas linhas de créditos, entre as quais, para a aquisição de geradores de energia solar. Ele garante que as linhas de crédito sustentáveis associam juros muito abaixo das taxas de mercado e prazos mais longos de pagamento. 

Com a celebração do convênio, é possível financiar todos os bens e serviços necessários à viabilização do projeto, desde a aquisição das placas fotovoltaicas, instalação, entre os demais serviços. 

Para Laerte Gomes, a disponibilização de linhas de crédito específicas representa um avanço no desenvolvimento do Estado. Segundo o presidente da ALE, a iniciativa representa um impacto econômico na renda de famílias, ao reduzir custos com o consumo de energia. 

“A ampliação do acesso à energia solar para todo cidadão é muito importante, pois favorece o desenvolvimento regional e valoriza a energia limpa. Possibilitaremos aos nossos servidores a oportunidade de instalarem em suas residências, placas de energia solar para uso desse tipo de energia”, comentou. 

Laerte informou que já determinou ao 1º secretário da Mesa Diretora da ALE, deputado Ismael Crispim (PSB), a elaboração dos termos do convênio da Assembleia com o Basa, junto à gerência da unidade do banco de Porto Velho. 

Também participaram da reunião os deputados, Chiquinho da Emater (PSB) Dr. Neidson (PMN), Jean Oliveira (MDB), Cássia Muleta (Podemos), Marcelo Cruz (PTB), Jair Montes (PTC), Ezequiel Neiva (PTB), Anderson Pereira (Pros), Eyder Brasil (PSL) e Alex Redano (PRB).

Texto: Juliana Martins - DECOM/ALE

Fotos: José Hilde

Foto:

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.