“Venda” de sangue será discutida em audiência pública

por Igor_Cruz — publicado 29/06/2015 10h35, última modificação 29/06/2015 15h03
Deputado Alex Redano afirma que o assunto deve ser esclarecido logo...

 

O deputado Alex Redano (SD), que alertou na Tribuna da Assembléia Legislativa a “venda” de sangue pelos hemocentros oficiais do governo para hospitais particulares, no intuito de esclarecer definitivamente sobre o assunto, requereu Audiência Pública no Plenário da Assembleia. A Audiência será hoje (29)  partir das 15 horas.

Segundo Redano, a cobrança está amparada em lei, porém, deveria, antes de ser colocada em prática, ter sido amplamente divulgada e discutida com a população e com a classe médica. Da forma que foi feita - na opinião do parlamentar – foi um tiro no pé, pois pode afugentar os doadores.

Segundo o parlamentar, os bancos de sangue da rede pública estão cobrando mais de 400 reais pelo litro de sangue requisitado pelos hospitais particulares. Os bancos de sangue não estão fazendo a cobrança quando a utilização é feita pelos hospitais da rede pública, quando solicitado pelo SUS.

Alex disse que a cobrança, feita em todo o Brasil, não só em Rondônia, já está trazendo conseqüências ruins para a rede hospitalar de uma forma em geral. Os doadores, informou o deputado, já estão se mobilizando para deixar de doar sangue.

Várias autoridades da área da saúde foram convidadas para a audiência, inclusive o diretor do Hemocentro.

 

ALE/RO - DECOM - [David Casseb]

Foto: José Hilde

registrado em: