Aélcio da TV pede construção da Ceasa em Porto Velho

por Igor_Cruz — publicado 11/12/2015 10h54, última modificação 11/12/2015 10h54
A criação de um espaço para armazenamento e comercialização é de vital importância para os pequenos produtores familiares...


O deputado Aélcio da TV (PP), através de proposição aprovada pela Assembleia Legislativa, solicitou ao governador Confúcio Moura a construção de uma unidade da Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos) em Porto Velho, capital de Rondônia. Cópia da proposição foi encaminha à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária e ao Conder para as providências necessárias.

Segundo Aélcio, Rondônia tem se destacado no cenário nacional como grande produtor de alimentos, principalmente a piscicultura e a pecuária e, em franco crescimento, há a produção de hortifrutigranjeiros, bem como uma grande gama de vários outros produtos com mercado interno abundante.

“Enxerga-se um vasto mercado para que os produtores rondonienses tenham local estratégico para a logística de exportação de alimentos”, disse o parlamentar ao observar que Manaus, no Amazonas, e Boa Vista, em Roraima, importam de outros Estados praticamente 100% dos produtos hortifrutigranjeiros que consomem, incluindo Rondônia.

A comitiva rondoniense, composta por parlamentares, empresários e outras autoridades que, no último mês de outubro, percorreu a BR 319 pode constatar esse fato, conforme justificou Aélcio da TV. Ele citou, ainda, que há possibilidade de se alcançar outros mercados com o Estado do Acre e o vizinho País da Bolívia.

“A criação de um espaço para armazenamento e comercialização é de vital importância para os pequenos produtores familiares que, através de políticas que incentivam o cooperativismo e associativismo, terão melhores condições de escoamento da produção e geração de renda. Visualiza-se, ainda, que outros setores como transporte e embalagem tendem acompanhar o crescimento esperado com a implantação da Ceasa em Porto Velho, gerando recurso para Rondônia e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”, completou Aélcio da TV.

 

ALE/RO - DECOM - [Carlos Neves]

Foto: José Hilde

registrado em: