Anderson Pereira pede informações a respeito da demora na realização de cirurgias ginecológicas

por Ronaldo Afonso do Amaral publicado 01/03/2019 16h45, última modificação 01/03/2019 17h23
Parlamentar espera ter uma resposta positiva até o dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março


O deputado Anderson Pereira (Pros), requereu a Secretaria de Estado de Saúde de Rondônia (Sesau), informações quanto as causas para os longos períodos de espera, a pacientes submetidos a cirurgias ginecológicas, a serem realizadas no Hospital de Base, bem como os critérios utilizados para seleção dos pacientes. 

Entre os questionamentos, o parlamentar destacou a quantidade de vagas que são ofertadas para essas cirurgias anualmente; se existe atendimento preferencial nos termos da legislação aplicável; se existe um cronograma para 2019 e quantos pacientes estão na fila de espera. 

Segundo o parlamentar, existem registros de inúmeros pacientes dentro do Estado, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, aguardando por estas cirurgias, alguns casos até de urgência. “Recebi informações de mulheres que estão há três anos aguardando. Com a chegada do Dia Internacional da Mulher (08/03), buscamos apresentar essas respostas as mulheres, que tanto necessitam desses procedimentos para darem continuidade a seu dia a dia, com melhores condições de saúde”, finaliza Anderson.

Texto: Laila Moraes - DECOM/ALE

Foto: Marcos Figueira

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.