Aprovado título de cidadão rondoniense ao juiz Dimis Fonseca

por Igor_Cruz — publicado 06/05/2015 14h14, última modificação 06/05/2015 14h14
Projeto, de autoria de Maurão de Carvalho, foi aprovado em sessão ordinária na Assembleia...

Os deputados aprovaram, na sessão desta terça-feira (5), a concessão de título de cidadão rondoniense ao juiz da 1ª Vara da Justiça Federal de Rondônia, Dimis da Costa Braga. O projeto de decreto legislativo é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP).

Dimis Braga é nascido na cidade de Lábrea (AM). De família humilde, começou a trabalhar cedo. Antes dos 19 anos, já tinha exercido diversas funções, entre elas a de vendedor ambulante, balconista, pedreiro, servente de pedreiro, perfurador de poço artesiano, auxiliar de dentista e ajudante de eletricista e de encanador.

Logo jovem, foi aprovado em concurso público para a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. É pós-graduado em Direito Processual Civil e em Direito Público. Mestre em Direito Ambiental e em Ciências Jurídicas. É também professor, escritor, poeta e cronista.

Foi no Estado vizinho que exerceu a função de juiz substituto e titular no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), sendo o responsável pela propaganda nas eleições de 2010 e ouvidor desde 2014.

Dimis é titular da 1ª Vara de Rondônia, desde 27 de março de 2013, exercendo na Seção Judiciária de Rondônia as funções de coordenador dos Juizados Especiais; coordenador do Sistema de Conciliação e é membro da Turma Recursal, sendo também vice-diretor do Foro.

Recentemente foi indicado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e empossado em uma sessão solene no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, para assumir a vaga de Juiz Federal na composição da egrégia Corte Eleitoral, como membro efetivo, para o biênio 2013/2015.

ALE/RO - DECOM - [Eranildo Costa Luna]

Foto: José Hilde