Assembleia concede título de cidadão de Rondônia a Confúcio Moura

por Igor_Cruz — publicado 21/10/2015 12h04, última modificação 21/10/2015 12h04
O lado humanitário do médico e a trajetória política do homenageado foram destacados pelos deputados...


Pelos relevantes serviços prestados, a Assembleia Legislativa concedeu o título honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia ao governador Confúcio Moura (PMDB). A proposição da comenda foi feita pelo deputado Só na Bença (PMDB) e subscrita por mais oito parlamentares.

Com parecer favorável elaborado pelo deputado Laerte Gomes (PEN), a matéria foi apreciada na sessão plenária de terça-feira (20) e aprovada por unanimidade dos parlamentares.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), na justificativa do voto, assegurou que “Confúcio Moura possui uma ficha de bons serviços ao Estado de Rondônia e merece a homenagem”. Maurão enalteceu a conduta do hoje governador rondoniense, lembrando que é um político de destaque, um médico humano e um empresário que pensa no progresso da região.

“Jamais tinha visto tantas falas favoráveis a uma pessoa indicada para receber o título honorífico de cidadão do Estado de Rondônia. A homenagem, proposta pelo deputado Só na Bença, é justa e o resultado foi à unanimidade da votação da matéria pelo plenário do Poder Legislativo Estadual”, destacou.

O deputado Hermínio Coelho (PSD) disse que a homenagem é justa ao cidadão Confúcio Moura. Segundo o parlamentar, seu trabalho como empresário, político e, principalmente, médico, merece a homenagem. No entanto, ressaltou que, como governador, está deixando a desejar.

Laerte Gomes (PEN) observou que relatou favoravelmente a matéria por reconhecer o grande trabalho desenvolvido em Rondônia pelo hoje governador do Estado. O parlamentar enumerou alguns feitos políticos e do médico Confúcio Moura.

Os deputados Adelino Follador (DEM), Cleiton Roque (PSB) e Edson Martins (PMDB) enalteceram o trabalho realizado por Confúcio em favor de Rondônia. Destacaram os feitos do político vitorioso, do médico humanitário e empresário de sucesso.

Aélcio da TV (PP) lembrou que conhece Confúcio Moura desde a década de oitenta e recordou que o médico prestigiou seu casamento na cidade de Ariquemes, afirmando que o governador é uma pessoa honrada.

Ezequiel Júnior (PSDC) citou conhecer Confúcio Moura há anos. Disse que o atual governador de Rondônia foi o primeiro médico de Ariquemes e um dos primeiros do Estado. “A homenagem é muito justa. Quando criança cheguei a ser consultado pelo médico Confúcio. É uma pessoa humana e um político vitorioso”, comentou.

Já Leo Moraes (PTB) assegurou que Confúcio tem um currículo ímpar. É humano e merece a homenagem do Poder Legislativo.

José Lebrão (PTN), Dr. Neidson (PTdoB) e Alex Redano (SD) lembraram das qualidades de Confúcio. Enalteceram sua trajetória política e não se esqueceram de citar do lado humano do médico. Disseram que conhecem bem o governador e que a condecoração é justa por ser uma pessoa que ouve e é bastante democrático.

O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) disse que analisou o currículo do homenageado e ressaltou que “é uma pessoa que possui um currículo invejável. Como pessoa, é um cidadão que merece a comenda”. Porém, disse não compreender algumas decisões tomadas por ele como governador do Estado.

Ao justificar a concessão do título honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia a Confúcio Aires Moura, o deputado Só na Bença disse que o governador de Rondônia é tocantinense de Dianópolis, nascido a 16 de maio de 1948. Trabalhou como policial militar e professor, enquanto cursava medicina, em Goiânia. Médico formado pela UFG (Goiânia, 1975), iniciou sua profissão em Rondônia, em 1976, atuando junto à população que sofria com a epidemia de malária em garimpos, como o do Bom Futuro, além de prestar atendimento médico à população mais humilde, na região do Vale do Jamari.

“Após muitos anos trabalhando na área médica, ocupou o cargo de secretário de Saúde de Rondônia (1987-88), sendo responsável direto pela implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, fato que é lembrado até os dias de hoje. Na política, foi eleito para três mandatos consecutivos como deputado federal (nas eleições de 1995, 1999 e 2003). Também ocupou o posto de presidente do Diretório Regional do PMDB. Obteve dois mandatos de prefeito de Ariquemes e, agora, está no desempenho de seu segundo mandato como governador de Rondônia”, disse Só na Bença.

 

ALE/RO - DECOM - [Carlos Neves]

Foto: José Hilde

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.