Assembleia entrega Voto de Louvor a instrutores do Proerd

por Igor_Cruz — publicado 07/12/2015 19h13, última modificação 07/12/2015 19h13
Turma de Arquitetura e Urbanismo da Uniron também recebe homenagem...


Na tarde desta segunda-feira (7), no Plenário das Deliberações da Assembleia Legislativa, foi entregue aos 68 instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência-Proerd, pelos 15 anos de desenvolvimento do trabalho em todo o Estado. A matéria foi proposta pelo deputado Aélcio da TV (PP).

Na mesma solenidade, também foi entregue Voto de Louvor à Faculdade Uniron, através do curso de Arquitetura e Urbanismo – turma 42, proposta pelo deputado Léo Moraes (PTB), pela instalação e inauguração do primeiro Parklet do Estado de Rondônia. 

O deputado Aélcio da TV citando um exemplo pessoal, disse que aos 12 anos aprendeu a fumar. “Por sorte não havia naquela época a oferta de outras drogas lícitas e ilícitas que existem hoje”. Relatou esta experiência para chamar atenção a problemática que as crianças passam, sendo facilmente aliciadas às drogas.

Por isso, esta homenagem é um reconhecimento a estes bravos policiais militares que emprestam o seu tempo com dedicação e afinco visitando as escolas, ministrando palestras e cursos para combater este grande mal do século que são as drogas. “É uma honra poder homenagear aos senhores”, finalizou.

O parlamentar ressaltou ter um carinho especial pela Polícia Militar e esta admiração vem desde a infância, quando com 11 anos desfilou como um policial de verdade em um 7 de setembro. Infelizmente esta valorização das instituições militares caiu em desuso com o novo modelo de educação no país onde uma autoridade, um professor, vale menos que um marginal.

O coordenador regional e integrante do Proerd, tenente Paulo Antunes, disse que é uma imensa satisfação receber a homenagem e agradeceu aos instrutores que dedicam seu tempo para desenvolver o projeto. Agradeceu aos deputados Aélcio e Adelino Follador (DEM) pelo apoio dado ao projeto.

Disse que o programa já atendeu mais de 230 mil crianças e pediu a continuação do apoio da Assembleia para que o projeto possa atender muito mais.

O deputado Adelino Follador se disse um admirador do trabalho do Proerd e que o pouco que conseguiu para o programa através de emendas (R$ 450 mil) é insuficiente e que é preciso fazer mais. Outra emenda está sendo liberada (R$ 90 mil) para a compra de dois veículos, sendo um para Porto Velho e um para Ariquemes, exclusivos para o Programa. “Parabéns, sou um parceiro de vocês”.

O superintendente da Sejucel, Rodney Paes, ressaltou a contribuição dos profissionais da PM tem dado pela dedicação ao Proerd. “Estamos aqui de passagem e devemos deixar um legado. Com certeza o de vocês é um exemplo muito bonito”.

A droga, disse, é uma destruidora de lares e o trabalho desenvolvido de entrar nas escolas e conversar abertamente sobre o tema é de suma importância para alertar aos jovens e seus familiares. 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Newton Kisner, afirmou que o Proerd é um trabalho que não prende ninguém, mas conscientiza, tornando-se a melhor forma de prevenir o acesso às drogas, para que o jovem não use evitando assim, uma série de problemas sociais advindo do vício.

São 15 anos de resultados expressivos de trabalho. “Obrigado guerreiros e guerreiras pela conscientização e de trabalho árduo e silencioso que tem desenvolvido com nossos jovens”, disse Kisner.

O deputado Laerte Gomes (PEN) parabenizou o trabalho desenvolvido pela corporação junto ao Proerd dizendo que o reconhecimento por estes 15 anos de dedicação, chegou e que o seu mandato está a disposição para auxiliar na continuidade das ações do programa. 

 

Proerd

O Programa é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Rondônia (PM-RO) e já atendeu mais de 230 mil crianças e jovens em 32 municípios, contando atualmente com 67 instrutores, que fazem parte do quadro de servidores da Polícia Militar.

No mês de agosto do corrente ano o programa completou 15 anos de existência. Além do trabalho desenvolvido nas escolas da rede pública de ensino, capacita também os pais e a comunidade no combate às drogas e a violência.

Policiais Militares, além de atuar no serviço ostensivo preventivo e repressivo nas atividades operacionais, também realizam o trabalho preventivo nas redes de ensinos municipal, estadual e particular do Estado, ofertando à comunidade mais segurança dentro das escolas, demonstrando atenção, desprendimento, competência, profissionalismo e dedicação ao serviço da Polícia Militar.

Esta honraria, disse o parlamentar, busca prestar uma justa homenagem aos instrutores pela dedicação e trabalho desenvolvidos, enfrentando dificuldades para assim cumprir sua missão, lutando por um ideal, acreditando num futuro melhor para essas crianças e jovens que participam do programa.

 

 Parklet

O deputado Léo Moraes (PTB), proponente da sessão solene que concedeu Voto de Louvor a turma 42/2012/01, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniron, saudou o diretor da instituição, Alexandre Porto e parabenizou os acadêmicos pela atitude e comportamento de vanguarda na instalação e inauguração do primeiro Parklet do Estado de Rondônia.

Disse que é isso o que se espera de uma instituição de nível superior, ações inovadoras e empreendedorismo com troca de informações e bem estar para sociedade. O deputado ressaltou que a solenidade serviu para o reconhecimento do trabalho dos acadêmicos em relação a valorização dos espaços públicos em Porto Velho.

Léo Moraes explicou que Parklets são pequenos espaços contidos, instalados junto às calçadas, que ocupam cerca de duas vagas para estacionamento, voltados à interação entre pessoas, ou seja, a convivência social. Para o parlamentar humanizar esses espaços é algo preponderante para uma idade que padece de espaços com essa abordagem.

Segundo o parlamentar, segurança também se faz com lazer, cultura, esporte e é necessário que o poder público tenha esse entendimento.  Léo Moraes frisou que programa como o Proerd poder ser beneficiado com o trabalho proposto através da instalação dos Parklets.

“É gratificante saber que temos futuros profissionais capazes de associar o bem estar ao aproveitamento de espaços públicos. Parabéns pela iniciativa e que possamos regularizá-la”, declarou o deputado que informou já ter conversado com vereadores e proposto a discussão sobre o assunto.

O diretor da Uniron, Alexandre Porto, parabenizou o deputado Aélcio da TV pela sensibilidade em propor o Voto de Louvor aos 15 anos do Proerd em uma época onde, segundo ele, já não existe tanto respeito pela Polícia Militar.

Sobre o Voto de Louvor proposto pelo deputado Léo Moraes, disse se sentir orgulhoso em ver que os deputados entenderam a importância dos Parklets como projeto urbanístico para a capital.

Porto destacou a polêmica gerada em torno do projeto e ressaltou que, para ele, existe “muita gente jogando contra e pouca gente jogando a favor”.  Segundo o diretor, a sensação é a de que Porto Velho é um paraíso e não se tem mais nada a fazer para a melhoria da capital, mesmo sendo considerada a mais feia do país.

Ressaltou que mesmo com a ordem da Prefeitura Municipal para a retirada do Parklet instalado pelos acadêmicos em frente à Praça das Três Caixas D’Água, o mérito dos alunos permanecerá, pois para a faculdade, o objetivo do projeto foi mostrar para a sociedade que é possível melhorar o ambiente da cidade e, porque não, contribuir com o combate ao uso de drogas.

“Deixar a cidade mais bonita, mais atrativa é uma forma de contribuir com a convivência em sociedade. Essa polêmica só nos provou que somos bons, nosso time de professores e acadêmicos são excelentes e especialmente competentes”, destacou Alexandre Porto.

 

ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno e Juliana Martins]

Foto: José Hilde



FOTOS