Assembleia Legislativa homenageia desportistas de Rondônia

por Igor_Cruz — publicado 25/06/2015 18h55, última modificação 29/06/2015 10h44
Sessão foi requerida pelo deputado Lazinho que homenageou desportistas de várias décadas...

 

Na manhã desta quinta-feira (25), a Assembleia Legislativa, atendendo requerimento do deputado Lazinho da Fetagro (PT), realizou sessão solene para homenagear, com Voto de Louvor, os desportistas de Rondônia pela valorosa contribuição ao esporte e como representantes do Estado em nível nacional e internacional.

Lazinho da Fetagro destacou que a homenagem foi para prestigiar, de forma honrosa e merecida, os desportistas de Rondônia, que, através de suas atuações e conquistas, fizeram a diferença por volta dos anos 60, 70, 80, 90 e hoje ainda são referência em várias modalidades esportivas.

O parlamentar disse que é preciso ter respeito com a história da cidade. Ninguém consegue construir o futuro se não respeitar o passado. Disse que esses ex-atletas viveram os tempos áureos da história de Rondônia. Ele pediu que o Poder Executivo incentive a área para que o Estado volte a figurar no cenário nacional.

Lazinho destacou que a prática esportiva melhora a qualidade de vida dos jovens e tirando-os da ociosidade.  Relatou que muitos atletas já ganharam destaque nacional como a Nenê, que jogou na seleção brasileira de futebol feminino, representando o Brasil, além de outros nomes que ganharam e ainda ganham destaque em suas modalidades.

Na sequência, discursou o idealizador do projeto de homenagem aos esportistas, Waldemir de Aguiar Bastos que disse estar agradecido a todas as pessoas que o ajudaram no início de sua vida. “Eu considero essa sessão um momento ímpar, pois reconhece a importância de prestigiar esses atletas que sempre defenderam a bandeira de Rondônia”, afirmou Waldemir.

O historiador Anísyo Gorayeb destacou as benfeitorias realizadas por esportista que representaram Rondônia, afirmando que eles fizeram a história do Estado.

Afirmou que é a primeira vez que vê uma homenagem aos que já representaram o Estado, embora, disse, antigamente todos tivessem trabalhos paralelos nunca deixaram de se esforçar para representar o estado. “Essa homenagem vai desde os jogadores de futebol, basquete, vôlei entre outros, pois todos devem se sentir representados nesse momento”, declarou.

Elissandra Regina, a Nenê, ex-jogadora de futebol, emocionada, falou que começou jogar aos 12 anos de idade no bairro do Areal. Narrou sobre um pouco da dificuldade no esporte e lembrou do apoio familiar, contando um pouco de sua história no futebol, já que foi  parar na seleção brasileira tendo disputado uma Olimpíada.

O Superintendente da Secretaria de Cultura (Secel), Rodnei Paz, disse estar satisfeito por ver desportistas homenageados. Falou que o Governo tem essa preocupação para com o esporte. Assegurou que a política da Secel é institucional, valorizando o desporto e os atletas e ex-atletas.

Comentou que o dinheiro destinado ao esporte é investimento, pois tira pessoas da rua. Colocou-se à disposição da Assembleia Legislativa para ajudar no que for possível em prol do esporte, afirmando que o governador Confúcio Moura tem preocupação com esporte e que vai apoiar a decisão do campeonato rondoniense de futebol entre Genus e Vilhena.

Complementou anunciando que a seleção brasileira de voleibol poderá reinaugurar o ginásio Cláudio Coutinho e que esteve ao lado do vice-governador Daniel Pereira, na CBF, para tratar sobre a construção de um novo estádio para Porto Velho.

Homenageados


O deputado Lazinho fez a entrega das placas de homenagens, na modalidade de futebol, a Walter Santos, Rizomar, Caetano, Dilson, Edilson, Edson Santos, Gervásio, Edu, Rubinho e Elissandra, a Nenê, e a Maria Duarte, a Nininha, torcedora nº 1 do Moto Clube.  Do voleibol - Dilza; do handebol - Jorge Pintão; da natação - Miguel Silva; do basquete – Samuel Johnson; do futebol de salão – Silvinho Silva, e do atletismo – Valter Brasil. Todos tiveram seu currículo desportista lido para todos os presentes.

Walter Santos, em nome de todos os homenageados, agradeceu ao deputado Lazinho da Fetagro. “Estou agradecido porque a pessoa que lembrou do esporte é de outra área. Deputado ajude a construir o estádio Aluízio Ferreira. As emendas parlamentares podem nos ajudar muito”, disse  ao lembrar que o ginásio Cláudio Coutinho está  fechado há oito meses.

O professor Abmael Machado disse está agradecido pela iniciativa de prestar homenagens aos ex-atletas.  “Essa coragem de vocês por terem disputado os campeonatos locais e regionais nos deixam orgulhosos, vocês sempre engrandeceram o nome de Rondônia”, disse emocionado.

Abmael Machado destacou também a importância de valorizar os jovens que se interessam pelo esporte.

Ao encerrar, o deputado Lazinho da Fetagro agradeceu todo apoio da Casa de Leis que não mediu esforços para reconhecer esses atletas. “Nosso Legislativo está aberto para todo aquele que quiser e precisar de apoio.” Afirmou que vai lutar pela categoria junto aos demais parlamentares e também junto ao Poder Executivo para novos investimentos na área e criação de politicas públicas voltadas para o esporte.

 

ALE/RO - DECOM - [Eláine Maia , Carlos Neves e estagiária Hosana Moraes]

Foto: Ana Célia



FOTOS


registrado em: