Avanço da piscicultura é debatido na Assembleia Legislativa

por Igor_Cruz — publicado 07/10/2015 14h51, última modificação 07/10/2015 14h51
Deputado Edson Martins alerta para audiência pública que será realizada nesta quinta-feira...

 

O deputado e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, Edson Martins (PMDB), convidou a população em geral e principalmente as famílias de agricultores para participar da audiência pública para debater o atual cenário da piscicultura no Estado. O evento será nesta quinta-feira (8) às 15h, no Plenário da Casa de Leis. Todos os setores ligados à atividade pesqueira do Estado estão convidados para o debate, além de parlamentares, lideranças políticas e comunitárias.

No evento, o deputado Edson Martins pretende ouvir lideranças, empresários e autoridades ligadas ao setor sobre as dificuldades e apontar soluções para o custeio da criação de peixes. “Temos que aproveitar lagos natural e artificial, formado por usinas e pequenas centrais hidrelétricas para formação de tanque rede, junto com famílias que vivem na região, criando alternativa de sustento e renda para essas comunidades”, destacou.

A superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Rondônia, Ilce Oliveira, já confirmou presença na audiência pública. Na oportunidade, Ilce Oliveira deve explicar a diferença do tanque rede para o viveiro escavado e defender a implantação de mais tanques rede nas comunidades às margens dos lagos, como forma de alternativa eficaz para produção comercial de peixe em comunidades isoladas ou distantes.

Edson Martins explicou que a data escolhida para a audiência pública coincide com a programação do Mês do Peixe, com atividades organizadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em todo o País.

O deputado Edson Martins também defende a venda de ração de peixe em quantidades menores para o pequeno produtor, facilitando assim o manejo do produto. Destacou ainda que o governo do Estado, através da Emater, deve continuar incentivando e capacitando os produtores com assistência técnica voltada para a criação de peixe em tanque rede.

 

ALE/RO - DECOM - [Assessoria Parlamentar]

Foto: Assessoria

registrado em: