Comissão da Agricultura quer revitalizar lavoura cacaueira

por Igor_Cruz — publicado 22/05/2015 19h12, última modificação 22/05/2015 19h12
Dirigentes da Ceplac foram ouvidos em reunião extraordinária na Assembléia Legislativa...

 

As discussões para um novo plano de revitalização da lavoura cacaueira em Rondônia tiveram início em reunião extraordinária da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa. Sob a presidência do deputado Lazinho da Fetagro (PT) e com a participação dos deputados Ribamar Araújo (PT) e Adelino Follador (DEM), a comissão recebeu o superintendente da Ceplac, Cacildo Viana; o superintendente substituto, Nemézio Brandão; o chefe do Serviço de Extensão Rural, Alberto Quintans, e o assessor Olavo Nienow.

Cacildo Viana disse que o órgão tem se preocupado em promover uma política de aumento da produtividade, o que ocasiona, consequentemente, melhoria na qualidade de vida e de renda. Disse também que a produção de cacau está em outro estágio no Estado, pois, com as novas espécies, a produção se inicia com pouco mais de um ano, atingindo a produção plena com apenas quatro anos.

Nemézio Brandão mostrou os números de produção cacaueira, explicando que mesmo com uma produção mundial de quatro milhões de toneladas/ano, existe um déficit que poderá ser um grande fator de incentivo à exportação em Rondônia. Exemplificando a queda de produção no Estado, Brandão disse que a produção do Equador superou a brasileira, somente com absorção de novas tecnologias.

O superintendente disse, ainda, que o Estado deve investir no setor, com visão empreendedora. Segundo ele, o cacau deixa em arrecadação 60 centavos de real por quilo, o que é um número a ser considerado.

Apoiado por Ribamar Araújo e Adelino Follador, Lazinho marcou uma visita ao campo de treinamento da Ceplac em Ouro Preto do Oeste para a próxima quarta-feira (27), onde as novas tecnologias e novas espécies serão conhecidas pelos parlamentares.

Lazinho pediu, também, que a diretoria da Ceplac prepare um relatório completo sobre a situação do órgão e suas perspectivas, para que um plano de revitalização seja administrado pelo Legislativo junto ao Executivo.

 

ALE/RO - DECOM - [David Casseb]

Foto: José Hilde