Comissão da Assembleia discute com técnicos a importação de ovos

por Igor_Cruz — publicado 01/09/2015 15h58, última modificação 01/09/2015 15h58
A reunião foi convocada pelo deputado Aélcio, em virtude da preocupação dos produtores de ovos...

 

O presidente da Comissão de Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa, deputado Aélcio da TV (PP) recebeu na manhã desta terça-feira (1º) em reunião da comissão, o titular da Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia- Suder, Rubens Nascimento.

Acompanhando o superintendente, o gerente de tributação da Secretaria de Estado de Finanças, César Luis, explicou sobre a tributação de ovos como forma de nivelar o mercado interno com o produto importado.

Rubens Nascimento argumentou que essa competitividade existe, não só com relação aos ovos, mas diversos outros produtos. Na opinião do superintendente, havia uma zona de conforto pela inexistência de competitividade. Com a chegada dos produtos de outros estados veio a preocupação com a “invasão do quintal”.

César Luís esclareceu que o produto importado recebe tributação de 12% na entrada no Estado. A produção de Rondônia recebe a mesma tributação, porém tem um crédito presumido que, no encontro de contas zera o imposto para o produtor interno.

Rubens completou afirmando que o que falta é gestão para verificar onde está sendo o gargalo prejudicial na produção. Sugeriu que para melhorar ainda mais o incentivo aos produtores, tem que ser feito um esforço conjunto governamental em busca de novas medidas, que não firam a lei da concorrência. Pediu um prazo de duas semanas para apresentar em nome da Suder, sugestões a serem implantadas.

A reunião foi convocada pelo deputado Aélcio, em virtude da preocupação dos produtores de ovos, principalmente do Cone Sul, com a concorrência de granjas de fora do estado. Segundo os granjeiros, os preços praticados pelos criadores de fora estão prejudicando o crescimento do setor em Rondônia.

Participaram da reunião da Comissão de Indústria e Comércio os deputados Aélcio da TV (PP), presidindo a reunião; Léo Moraes (PTB) e Airton Gurgacz (PDT).

 

ALE/RO - DECOM - [ David Casseb]

Foto: Ana Célia