Comissão de Agropecuária debate consumo de agrotóxico e distribuição de mudas de café

por Igor_Cruz — publicado 22/11/2017 12h27, última modificação 22/11/2017 12h27
Dados solicitados pelos deputados não foram fornecidos pela Secretaria da Agricultura...

 

Reunida na manhã desta quarta-feira (22), a Comissão de Agropecuária e Política Rural, presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT) e com participação dos deputados Adelino Follador (DEM), Ribamar Araújo (PR), Marcelino Tenório (PRP) e Geraldo da Rondônia (PSC), debateu o consumo de agrotóxico e a distribuição de mudas de café.

O presidente da comissão apontou que recentemente encaminhou um ofício à Seagri, solicitando informações a respeito do consumo de agrotóxico em Rondônia e que até o momento não obteve respostas. “O prazo venceu hoje e não recebemos qualquer resposta. Vamos reiterar o pedido, e agora com cópia para Idaron, Agevisa e Anvisa, com um prazo de 15 dias”, explicou Lazinho.

O deputado Adelino requisitou que a comissão encaminhasse um ofício à Emater, solicitando as informações referente à distribuição de mudas de café nos municípios. “Esse trabalho precisa ser sério e transparente. Precisamos saber exatamente os números dessa distribuição em cada município”, indagou.

Em um aparte, o deputado Geraldo da Rondônia apontou que esse ofício para a Emater deve ser levado adiante com urgência, devido à importância que esses dados representarão para todos.

Na oportunidade, o deputado Marcelino Tenório (PRP) intercedeu pelos produtores rurais, explicando que a lei que criou o Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos do Estado (Sispar) está resultando em muitos empecilhos para esses produtores.

“O produtor rural só recebe por aquilo que ele produz. Ele não tem um salário certo no final do mês. Muitos não conseguem entender como funciona o sistema de cadastramento do Sispar e precisam perder dias de trabalhos correndo atrás de informações e documentos”, apontou.

 

ALE/RO - DECOM - Laila Moraes
Foto: Lusângela França


FOTOS