Comissão de Agropecuária discute situação dos pequenos produtores

por Igor_Cruz — publicado 23/09/2015 09h58, última modificação 23/09/2015 09h58
Deputados afirmam que famílias do campo precisam de apoio do governo para trabalhar...

 

Na reunião da Comissão de Agropecuária e Política Rural realizada nesta quarta-feira (23), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o deputado Laerte Gomes (PEN) disse que a atual situação dos pequenos produtores está prejudicando a economia dos municípios. Ele afirmou que as famílias do campo precisam de apoio para produzir.

“Os pequenos precisam do governo. Os grandes, não. Aliás, os grandes só precisam que o governo não atrapalhe. Mas quem alavanca a economia dos municípios são os pequenos produtores”, afirmou Laerte Gomes.

O deputado Adelino Follador (DEM) disse ser necessário fiscalizar a situação dos alevinos. Segundo ele, existem alevinos doentes colocados à venda. Conforme o deputado é preciso exigir sempre a Guia de Transporte Animal (GTA).

“Mas as coisas demoram muito a acontecer, por isso os deputados precisam ficar no pé dos agentes fiscalizadores”, afirmou Adelino. O parlamentar disse que em relação ao café é necessário fiscalizar a situação das mudas, que podem não estar saudáveis.

O presidente da comissão, Lazinho da Fetagro (PT), explicou que os órgãos ligados a agricultura já foram ouvidos, faltando somente a Agência Idaron. “Será uma apresentação específica”, acrescentou.

De acordo com o deputado Lazinho da Fetagro, em seguida devem ser ouvidos os segmentos do setor produtivo, que deverão apresentar propostas de ações que devem ser implementadas pelo governo.

“Se o governo começar a executar o que estiver sendo programado e o que estiver proposto, as coisas devem melhorar muito no campo. Assim, os pequenos produtores serão mais bem atendidos”, acrescentou o parlamentar.

Adelino Follador disse ser preciso conscientizar o governador e sua equipe sobre a importância da agropecuária.

 

ALE/RO - DECOM - [Nilton Salina]

Foto: Ana Célia