Comissão de Educação aprova projeto voltado a programas de orientação vocacional

por Igor_Cruz — publicado 22/06/2016 09h56, última modificação 22/06/2016 09h56
Deputado Aélcio da TV propõe programas que possibilitem escolha de uma profissão...

 

Durante a reunião da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, o deputado Adelino Follador (DEM) emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei n° 361/2016, de autoria do deputado Aélcio da TV (PP), que dispõe sobre o desenvolvimento de programas de orientação vocacional e profissional em benefício dos alunos de ensino médio no Estado.

Sobre a propositura, Aélcio da TV ressaltou que a falta de um instrumento que possibilite esclarecer as dúvidas dos alunos durante o ensino médio, em relação a um norte sobre a vida profissional, motivou a criação do projeto.

O deputado defendeu que o momento de definição profissional é gerador de muitas incertezas. “Os alunos passarão boa parte da vida desempenhando atividades profissionais que dependerão das suas próprias escolhas”, salientou.

Para o parlamentar, a orientação vocacional bem ministrada por profissionais capacitados acrescentará muito ao importante processo de decisão. Levando em conta que as avaliações servirão como um grande auxílio na escolha dos caminhos profissionais que os jovens estariam aptos a percorrer.

“O intuito é auxiliar os estudantes do ensino médio a definir e escolher com segurança a profissão que condiz com suas habilidades, evitando assim futuras desistências, troca de curso e também frustrações profissionais advindas de uma má escolha”, concluiu o parlamentar.

O voto pela aprovação do projeto, emitido pelo relator Adelino Follador, foi acompanhado pela presidente da Comissão, Lúcia Tereza (PP), e pelos membros Rosângela Donadon (PMDB) e Aélcio da TV. A matéria agora segue para apreciação em Plenário.

 

ALE/RO - DECOM - [ Juliana Martins ]

Foto: Ana Célia



FOTOS