Comissão de Finanças se reúne com técnicos da Sefin

por Igor_Cruz — publicado 08/04/2015 15h21, última modificação 08/04/2015 15h21
Na oportunidade, auditores fiscais apresentaram balanço orçamentário de 2013 e 2014, que reflete a situação do Estado, que na conclusão dos técnicos foi positiva para Rondônia...

 

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação e Orçamento, presidida pelo deputado Cleiton Roque (PSB), recebeu durante reunião no Plenarinho da Assembleia Legislativa, técnicos da Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia (Sefin).

Na oportunidade, auditores fiscais apresentaram balanço orçamentário de 2013 e 2014, que reflete a situação do Estado, que na conclusão dos técnicos foi positiva para Rondônia. Com números negativos em 2013 e um superávit em 2014, as estatísticas dividiram as opiniões dos membros da comissão.

Para o vice-presidente, deputado Aélcio da TV (PP), o Orçamento está aquém da possibilidade de arrecadação, fato que estaria motivando o Governo do Estado a pedir remanejamento. “Orçamento é feito para ser cumprido, mas podemos ver que está havendo uma superestimação do Orçamento do Estado. Precisamos trazer estes números para a realidade”, enfatizou o deputado.

Membro da comissão, o deputado Ribamar Araújo (PT) afirmou que já havia alertado o Executivo sobre o problema. “Fico satisfeito com o otimismo dos técnicos da Sefin, mas afirmo que alertei o Poder Executivo sobre essa superestimação, embora, após esta apresentação, possamos acreditar que Rondônia não está tão mal assim”, disse.

A deputada Glaucione (PSDC) parabenizou o trabalho dos técnicos da Sefin pelo empenho e competência na execução do balanço orçamentário. A parlamentar informou que esteve esta semana no órgão para tratar de incentivos fiscais para os serviços de aviação em Rondônia e agradeceu a receptividade.

Cleiton Roque disse que a situação que o Estado vem passando tem a ver com a implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Estados e municípios sofrem com a imposição de limites”, declarou o deputado.

 

ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]

Foto: José Hilde