Comissão de Meio Ambiente quer apresentar pauta ambiental ao governador

por Igor_Cruz — publicado 22/06/2016 14h49, última modificação 22/06/2016 14h49
Jean Oliveira cita que algumas questões ambientais estão prejudicando o produtor...

 

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Jean Oliveira (PMDB), na reunião dessa quarta-feira (22), destacou a necessidade de os parlamentares se unirem para tratar diretamente com o governador Confúcio Moura (PMDB) questões como a regularização fundiária e o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Rondônia.

De acordo com o parlamentar, o Poder Legislativo precisa agir em defesa de um povo que deseja apenas trabalhar, produzir e que atualmente se vê diante de uma série de dificuldades que o impedem de desenvolver suas atividades.

“Atualmente, da forma desorganizada que está, é impossível fazer uma política de preservação ambiental sem desrespeitar o produtor, e isso não podemos admitir”, declarou Jean Oliveira.

O deputado frisou que, hoje, a mudança climática é uma questão mundial e que passa pela preservação, desta forma, para não andar na contramão o Estado precisa encontrar o equilíbrio entre a possibilidade de trabalho e ações de preservação.

“É preciso arrumar tudo para que nossos trabalhadores possam produzir e desta forma contribuir com o desenvolvimento de Rondônia”, ressaltou Jean.

O parlamentar disse que, quanto a questão, não vê movimento por parte do Executivo e que se o Estado, responsável pela execução de todas as políticas, não se organizar, não será possível avanços dentro do setor. Segundo Jean, o Legislativo precisa provocar o Executivo, diminuir o espaço de tempo para a solução das demandas e buscar resolver todas as pendências ainda no mandato atual.

“Defendo que só vamos conseguir preservar quando a regularização fundiária estiver, pelo menos, programada. Hoje, quem tem uma área de terra não quer seu espaço comprometido por uma situação ambiental”, disse Jean.

Com o apoio dos membros Lazinho da Fetagro (PT) e Ezequiel Júnior (PSDC), o presidente da comissão disse que se reunirá com os demais parlamentares da Casa para buscar apoio, e juntos, apresentarem a pauta ao governador Confúcio Moura.

 

ALE/RO - DECOM - [ Juliana Martins ]
Foto: Ana Célia