Comissão de Saúde analisa e encaminha requerimentos

por Igor_Cruz — publicado 09/05/2017 15h44, última modificação 09/05/2017 15h44
Situação do atendimento a pacientes de hemodiálises de Ji-Paraná foi discutida na reunião...

 

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (Cspas), reunida na manhã desta terça-feira, sob a presidência do deputado Luizinho Goebel (PV) analisou requerimentos enviados e recebidos pela comissão para análise e encaminhamentos.

O deputado Luizinho leu o requerimento com pedido de informações a Secretaria de Saúde sobre os procedimentos da hemodiálise no município de Ji-Paraná, questionando de quem é a responsabilidade do serviço, quem executa, quanto se paga, quantos pacientes são atendidos, e o que a Sesau tem feito para suprir a demanda.

O deputado Dr. Neidson (PMN) diz que temporariamente foi resolvida a questão da hemodiálise pela divisão dos custos entre município e Estado. Mas que é preciso resolver em definitivo por se tratar de doentes crônicos e que não podem ficar sem tratamento.

Dr. Neidson relatou que pacientes que sofrem se deslocando de uma cidade a outra, saindo debilitados após 4 horas na máquina tendo de retornar aos seus municípios precisam ser atendidos o mais próximo possível de suas casas.

O deputado Luizinho encaminhou para análise e providências do deputado Dr. Neidson, denúncia recebida da senhora Arlete Martins da Silva, requerendo providências sobre o caso de uma paciente que sofreu queda e atendida na UPA Zona Sul e que passou por vários médicos e que, após várias internações e pareceres foi dada alta sem a solução do problema.

O deputado Luizinho também leu resposta sobre requerimento de oficio encaminhado pedindo informações sobre estrutura da Sesau, de todos os órgãos de saúde pública do Estado, contendo nome e responsáveis das unidades. Diante do retorno, propôs a criação de agenda para visitas.

Também foi recebido ofício da Diretoria Técnica Legislativa do Estado (Ditel) em resposta a ofício requerendo o que foi destinado de recursos a Sesau, através de emendas dos deputados estaduais, federais e senadores. Luizinho afirmou que há emendas parlamentares que não constam na relação. Será requerida complementação de informações.

Participou da reunião a deputada Rosângela Donadon (PMDB).

 

ALE/RO - DECOM – Geovani Berno

Foto: Lusângela França