Comissão de Saúde intervém por paciente rondoniense internado no Espírito Santo

por Igor_Cruz — publicado 12/08/2016 12h48, última modificação 12/08/2016 12h48
Paciente precisa de tratamento diferenciado como ventilação mecânica e terapia intensiva...


A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, requerimento para que seja solicitado junto ao Poder Executivo e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), pedido de providências quanto à situação de saúde de um paciente internado na UTI do Hospital São Lucas, na cidade de Vitória (ES).

O paciente em questão, cita o requerimento da comissão, é portador da doença conhecida por Schiwanoma de Medula Cervical e que, após o último procedimento cirúrgico em 2007, apresentou uma sequela de Tetraplegia Espástica, fazendo com que ficasse dependente de ventilação mecânica e internado em terapia intensiva.

Em tratamento há 13 anos, atualmente o paciente encontra-se lúcido, tetraplégico, traqueostomizado e dependente de ventilação mecânica. Alimenta-se por via oral sem broncoaspirações, mas sem data prevista para receber alta da UTI.

O objetivo da solicitação da Comissão de Saúde, é atender o anseio do paciente, que pede apoio por parte da Assembleia Legislativa, junto às demais autoridades competentes, para conseguir uma vaga em um hospital em Rondônia, uma vez que sua família reside no Estado e ele deseja estar mais próximo dos entes.

A família do paciente reside na zona Rural de Rondônia, fato que justifica a necessidade de se conseguir uma vaga que esteja próxima aos municípios de Cacoal, Vilhena ou Ji-Paraná. O paciente já teria tentado a transferência por parte da Sesau e por meio do núcleo de mandatos judiciais, porém sem sucesso.

No requerimento, a comissão conclui solicitando o acatamento quanto ao pedido de providências, “com o escopo de atender à solicitação pleiteada para disponibilizar uma vaga em leito semi-intensivo, com os devidos equipamentos que garantam suprir as necessidades de atendimento ao paciente, em um dos municípios citados”.

 

ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]

Foto: José Hilde

registrado em: