Comissão quer levantamento completo do setor frigorífico

por Igor_Cruz — publicado 05/08/2015 18h11, última modificação 05/08/2015 18h11
Parlamentares consideram que há muitas denúncias envolvendo o setor em Rondônia...

 

A Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Lazinho da Fetagro (PT), definiu que diante do volume de denúncias envolvendo o setor frigorífico de Rondônia, um levantamento minucioso deverá ser feito através dos órgãos responsáveis.

Segundo o deputado Lazinho, o primeiro passo é fazer, através da Agência de Desenvolvimento Silvo Agropastoril (Idaron) e da Secretaria de Estado da Agricultura, um levantamento do que representa, em números para o Estado, a estrutura de abate bovino.

Ficou definido ainda pelos membros da comissão que serão solicitados dos órgãos especificados a importância na economia de cada empresa frigorífica instalada no Estado, principalmente da Friboi, que enfrenta denúncias variadas.

Lazinho ainda quer saber a quantidade de tributos pagos pelos frigoríficos à Idaron; volume mensal de abate de cada empresa; situação trabalhista e detalhamento dos incentivos fiscais concedidos a cada empresa e sua validade.

O presidente da comissão frisou que a medida se faz necessária, no momento em que as denúncias de privilégios e sonegações de impostos estão tendo ampla repercussão e o Legislativo precisa estar ciente de todos os setores que implicam no desenvolvimento do Estado.

Participaram da reunião na Comissão Agropecuária os deputados Lazinho da Fetagro, Adelino Follador (DEM) e Ribamar Araújo (PT).

 

ALE/RO - DECOM - [David Casseb]

Foto: José Hilde

registrado em: