Comissão vai fiscalizar projetos de manejo na Sedam

por Igor_Cruz — publicado 25/09/2015 09h24, última modificação 25/09/2015 09h24
Complexidade de projetos deverá exigir apoio de engenheiros florestais...

 

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cmads) se reuniu em conjunto com a Comissão Especial de Manejo, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Os deputados aprovaram novo requerimento encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) solicitando cópias de documentos.

A princípio, o presidente da Cmads, Jean Oliveira (PSDB), estendeu a palavra ao presidente da Comissão Especial, Alex Redano (SD), que informou os parlamentares sobre as respostas aos requerimentos enviados a Sedam, aprovados nas últimas reuniões.

Redano explicou que, entre os encaminhamentos, foi solicitado à Sedam, cópias dos projetos de manejo que tramitam no órgão. A secretaria, por sua vez, emitiu resposta destacando a dificuldade de reunir o montante de cópias, que poderia ultrapassar 200 mil folhas.

De acordo com o posicionamento da secretaria, Alex Redano sugeriu que a Comissão Especial de Manejo realize fiscalização e análise dos processos in loco, e que, para acompanhar e orientar os deputados, fosse requisitado ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), a contratação de empresa que disponibilizasse engenheiros florestais.

Jean Oliveira concordou com o colega e disse que de fato a comissão precisa de amparo técnico, pois no decorrer dos trabalhos haverá muita demanda. Ao final da reunião os parlamentares aprovaram requerimento solicitando cópias apenas das capas dos processos e também das Autorizações de Exploração (Autex). Também participaram da reunião os deputados Luizinho Goebel (PV) e Ezequiel Júnior (PSDC).

 

ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]

Foto: Ana Célia