Deputado Alex Redano defende implantação de agência da Idaron em Campo Novo

por Igor_Cruz — publicado 09/05/2018 09h20, última modificação 09/05/2018 09h20
Parlamentar também destacou possibilidade de postos da PM serem retirados de distritos do município...

 

O deputado Alex Redano (PRB), na sessão ordinária de terça-feira (8) relatou situações nas regiões de Campo Novo e Jacinópolis. O parlamentar disse ter participado de uma reunião na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) acompanhado do prefeito Ocimar Ferreira (SD), da vice-prefeita, Val Ferreira (PT) e vereadores de Campo Novo.

Na pauta, as lideranças discutiram sobre um compromisso feito há mais de três anos referente a implantação de uma agência da Idaron no município. No entanto, segundo Redano, a última proposta feita pela Prefeitura de Campo Novo à agência é irrecusável.

“O prefeito Ocimar cederá três funcionários, o local, a internet, praticamente tudo para a Idaron assinar um termo se comprometendo com a implantação de uma agência no distrito de Três Coqueiros, em Campo Novo”, ressaltou Alex Redano.

Grande parte da população de Três Coqueiros, segundo o deputado, é obrigada a se deslocar ao distrito de Rio Branco ou até o município de Buritis para buscar os serviços junto a Idaron.

“Amanhã teremos uma nova reunião com a Idaron para decidirmos, de fato, a data para a inauguração dessa importante agência. Fazemos esse apelo para que isso possa se concretizar, afinal, são três anos de luta e daqui a pouco termina o mandato, impossibilitando a implantação da agência em Três Coqueiros”, declarou Alex Redano, que afirmou se tratar de uma reivindicação da população do distrito.

Posto avançado da PM

Alex Redano informou que, “há muito custo” conseguiu a implantação de Posto Avançado da Polícia Militar nos distritos de Três Coqueiros e Rio Branco, em Campo Novo. Porém, o parlamentar disse ter sido informado da possibilidade de os postos serem retirados dos dois distritos.

O deputado assegurou que já marcou uma audiência no Comando Geral da PM para levantar as informações e garantir que a retirada dos postos não aconteça. O parlamentar afirmou que com a presença de efetivo policial nas localidades, os índices de violência diminuíram consideravelmente nos últimos anos.

O parlamentar disse que pedirá apoio ao deputado Jesuíno Boabaid (PMN) para unir forças no intuito de manter os postos nos distritos. “O deputado é militar, um parlamentar atuante e será de fundamental importância esse apoio para que possamos manter essa conquista”, frisou Redano.
Ponte sobre o rio Jaci

O parlamentar chamou de vitória a notícia de que a construção da ponte sobre o rio Jaci, que dá acesso a Jacinópolis, já se encontra em fase de licitação. A obra, orçada em R$ 3,5 milhões, segundo o parlamentar, é uma indicação sua, desde o início do seu mandato.

 

Posses do Estado

Alex Redano disse que são poucas as áreas regularizadas que já não passaram pelo manejo. O parlamentar informou que o Estado está travado porque o Ministério Público Federal apresentou uma recomendação, para que o Ibama certifique todas as posses em Rondônia.

“E o Ibama, que é um órgão federal não quer fazer isso e a Sedam, que deveria fazer, está impedida. Então solicitamos que seja feito convênio para que a Sedam possa dar continuidade aos planos de manejo, afinal, além de termos empresários que investiram muito em cima disso, estamos perdendo arrecadação”, concluiu Alex Redano.

 

ALE/RO - DECOM - Juliana Martins
Foto: Ana Célia 

registrado em: