Deputado Geraldo da Rondônia reivindica ampliação de vagas dos PM´s

por Igor_Cruz — publicado 02/08/2017 11h35, última modificação 02/08/2017 11h35
De acordo com parlamentar 300 policiais convocados serão insuficientes para atender a demanda do estado que sofre déficit de mais de 4.700...


O deputado Geraldo da Rondônia (PSC) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa na tarde de terça-feira (1º) para reivindicar ao governo do Estado, a ampliação de vagas dos policiais militares aprovados no último concurso da PM/RO 2014. O pedido veio, após uma conversa com o representante da Comissão dos aprovados no certame Jucelino Morce.

Ao justificar a solicitação, o deputado apresentou dados do próprio Comando da Polícia Militar do Estado, que atualmente conta 5.098 policiais. Porém do efetivo atual, apenas 3.850 estão em atividade, aponta o relatório, apresentado à outros parlamentares da Casa, que mostra, ainda, que é previsto em Lei um efetivo necessário de 8.638. Ou seja, o déficit atual é de 4.788 policiais.


Violência

Ao usar a palavra, o deputado também falou sobre os índices de violência na região do Vale do Jamari, conforme levantamento feito através nos noticiários do estado. “Só ontem (última segunda-feira) foram registrados três homicídios na região de Ariquemes. De janeiro a junho deste ano, foram cerca de 20 homicídios no município, uma prova de que, infelizmente os casos vêm se tornando rotina na cidade. Nos últimos anos, como é sabido, o índice diário de violência tem crescido assustadoramente na região. Além dos assassinatos, os assaltos à mão armada e roubos às residências também têm se tornado comum na vida dos moradores. Percebam que estou falando apenas do Vale do Jamari, sem contar com os índices que também se igualam a estes em outras cidades do estado”, lamentou.

O deputado acrescentando que, levando em consideração os índices de violência, às 26 ações civis públicas contra o estado relacionadas à segurança, e que o governador declarou que a prioridade para 2018 é o setor, portanto, os 300 convocados simbolizam praticamente um número irrisório.

“Sabemos que o governador do Estado é ciente desta necessidade, e vemos isso com bons olhos, tanto que oficializou a convocação de 300 policiais militares, mas infelizmente, não é suficiente. É necessário a convocação dos outros 580 policiais remanescentes que também não atenderão a demanda, mas ao menos irá amenizar um pouco esta situação alarmante em que se encontra nosso estado, especialmente o Vale do Jamari, que precisa de no mínimo 100 novos policiais”.

 

Comércio

Ainda na ocasião, Geraldo da Rondônia lembrou que a grave falha na Segurança Pública do Estado afeta também o comércio, e consequentemente diminui os investimentos no nosso estado. “E quem vai querer investir em um estado sem segurança? ”, encerrou questionando e pedindo apoio dos demais colegas parlamentares “nesta luta em favor de maior segurança para os rondonienses”.

 

ALE/RO - DECOM – Assessoria

Foto: Ana Célia

registrado em: