Deputado Ribamar Araújo homenageia assistentes sociais em Sessão Solene

por Igor_Cruz — publicado 14/05/2018 14h15, última modificação 14/05/2018 14h26
Sessão contou com a presença de autoridades e destacou importância da profissão em um país com tanta corrupção...

 

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta segunda-feira (14), Sessão Solene, em homenagem ao Dia do Assistente Social. A data é comemorada no dia 15 de maio. A láurea é de autoria do deputado Ribamar Araújo (PR).

Agradecendo a participação de todos na solenidade, o deputado Ribamar Araújo, evidenciou a importância dos profissionais da Assistência Social na garantia de direitos básicos da população, em um país com tanta corrupção, e ainda, apontou que sua homenagem aos assistentes sociais é uma forma de preservar a memória de sua irmã, Maria do Céu Araújo, já falecida.

“Não sou muito de fazer homenagens, mas vocês são grandes merecedores. Quando vai chegando o mês de maio, minha cabeça já começa a planejar esse momento. Além do trabalho excepcional que esses profissionais executam dia a dia com tanto amor e dedicação, essa data tem um espaço reservado no meu coração. Minha irmã foi uma grande assistente social e não poderia deixar sua memória esquecida, afinal de contas ela foi responsável pelos meus primeiros passos na política”, explicou o parlamentar.

Ribamar disse que a sessão tem os contornos de agradecimento. Estamos aqui não só para parabenizar e homenagear esses profissionais, mas também para agradecer. Precisamos agradecer pelo amor com que desempenham suas funções em uma profissão tão estressante, em um país com tantas feridas sociais e tanta corrupção.

“Tenho o prazer de ser diferente da maioria dos políticos. Essa corrupção só coloco o povo em sofrimento eterno. Graças a Deus tive uma criação diferente e honro com meus princípios”, disse o deputado.

O parlamentar finalizou parabenizando o trabalho realizado pela ex-titular da Secretaria de Assistência Social (Seas), Hérica Fontenele e cobrando uma resposta do Executivo em relação a regulamentação das 30 horas semanais. “A Hérica honrou minha indicação e hoje já está fazendo falta na Seas. No pouco tempo que ficou, foi capaz de mostrar tudo o que precisava ser feito em termo de Assistência Social. Gostaria de aproveitar também a presença da primeira-dama, para cobrar do Executivo, mais uma vez, a implantação das 30 horas semanais. Estamos lutando por essa regulamentação desde 2013 e esperamos que essa situação seja resolvida o mais rápido possível”, explanou.


Debatedores

A primeira-dama do Estado, Ester Lacerda, que representou o governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), apontou que muitas ações desenvolvidas pelo Estado, só são possíveis graças a dedicação dos assistentes sociais.

“Deixo aqui um abraço carinhoso a todos os profissionais e futuros profissionais da assistência social. Sou enfermeira, e pude conhecer de perto o cotidiano dessa profissão. Sabemos que o momento atual é desafiador, por isso é preciso coragem e esperança para transformar sonhos em realidade. Vocês são fundamentais para o desenvolvimento do nosso Estado, deixo meu abraço e o reconhecimento do governador de Rondônia a todos os assistentes sociais”, explanou Ester.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Jurandir Bengala (PR), destacou o trabalho que o deputado vem realizando em Rondônia. “Ribamar Araújo é um grande parceiro desse Estado e sempre atual em prol daqueles que mais precisam. Fazer política em Porto Velho não é uma tarefa fácil. Gostaria de parabenizar a esses profissionais que passam por tantos desafios. Vejo nas comunidades por onde passo, o quanto ainda precisa ser feito, mas com a dedicação de vocês poderemos realizar um trabalho melhor dia a dia”, disse.

O secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social, Pedro José Alves Sanches, agradeceu o reconhecimento feio pelo deputado Ribamar Araújo e apontou que Rondônia, vive um momento ímpar nas questões sociais. Ao passar dos anos, a sociedade foi vendo a importância dessa profissão, principalmente para intermediar os conflitos. Já avançamos muito e acredito que juntos poderemos avançar muito mais.

“Estou à disposição de todos para que as políticas públicas cheguem aos menos favorecidos do nosso Estado. Tenho a missão de ajudar a administrar a nossa secretaria e ainda fazer uma aproximação com os 52 municípios e conto com a ajuda de todos”, indicou.

“Comemorar com vocês o nosso dia, mesmo sabendo que o sistema não está favorável é uma grande honra. Não podemos desistir. Gostaria de agradecer o presidente da ALE (Maurão de Carvalho), por ter atendido o nosso pedido de acrescentar a vaga de Assistente Social no concurso público. Convido a todos para continuar lutando. Precisamos nós fortalecer para fazer a diferença”, salientou o presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress), Luciano Pinheiro Torres.

A vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Marinilde Helena agradeceu o parlamentar pelo reconhecimento. “Todos os anos o deputado Ribamar faz essa homenagem e sempre participo. Precisamos desse reconhecimento para encarar os desafios. Não é qualquer um que faz assistência social. Temos uma visão da realidade diferente e entendemos que a sociedade merece respeito”, ressaltou Helena.

A ex-secretária da Seas, Hérica Fontenele, apontou que está disponível para contribuir no desenvolvimento de Rondônia. “Exerço essa profissão há 23 anos com muita paixão e ao longo desses anos, ela avançou muito. Contudo sabemos que muitos desafios ainda estão por vir e por isso precisamos colocar na prática o que diz o nosso Código de Ética para fortalecer nossa categoria”, finalizou.

 

ALE/RO - DECOM - Laila Moraes
Foto: Ana Célia 



FOTOS