Deputados conhecem Procon, Rádio e TV Assembleia no Mato Grosso

por Igor_Cruz — publicado 21/03/2016 11h25, última modificação 21/03/2016 11h44
Adelino Follador e Lazinho da Fetagro estiverem no Estado vizinho colhendo informações para CPI do Boi...


Os deputados Adelino Follador (DEM) e Lazinho da Fetagro (PT) acompanharam na última semana o funcionamento do Procon Assembleia, no Mato Grosso. Follador trabalha pela implantação de um sistema semelhante na Assembleia Legislativa de Rondônia.

Follador e Lazinho são presidente e relator, respectivamente, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possível formação de cartel no abate de bovinos no Estado. Eles foram ao Mato Grosso colher informações de investigações envolvendo frigoríficos naquele Estado.

No Procon Assembleia do Mato Grosso são atendidas mais de 200 pessoas diariamente. Os próprios servidores registram as reclamações e dão encaminhamento. Assim, o programa atua para intermediar o fim de conflitos entre consumidores e empresários.

Na mesma estrutura também funciona um setor da Defensoria Pública, oferecendo serviços jurídicos gratuitos e também emissão de documentos, como Carteira de Identidade. Nessa área também são atendidas cerca de 200 pessoas por dia.

Follador disse que, futuramente, esse sistema também poderá ser implantado em Rondônia. O deputado, que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, explicou que a população precisa de mais mecanismos de apoio.

O parlamentar já visitou o Procon da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, onde são disponibilizados dois ônibus para trabalhos itinerantes. De acordo com Adelino Follador, em Rondônia pode ser prestado um serviço semelhante, no interior.


TV Assembleia

Lazinho da Fetagro e Adelino Follador também conheceram o funcionamento da TV Assembleia e da Rádio Assembleia do Mato Grosso, onde as programações são veiculadas em canal aberto, em conjunto com o Senado e a Câmara Federal.

Em determinados horários são transmitidos programas de Brasília, e em outros entra a programação local, com entrevistas e reportagens produzidas pelos jornalistas da Assembleia Legislativa do Mato Grosso.

 

 

ALE/RO - DECOM - [Nilton Salina]

Foto: Ana Célia




FOTOS