Deputados intermediarão solução para problema na saúde em Cacoal

por Igor_Cruz — publicado 01/03/2016 17h49, última modificação 01/03/2016 17h49
Glaucione Rodrigues (PSDC) acompanha equipe técnica em reunião com Maurão de Carvalho e Dr. Neidson...

A deputada Glaucione Rodrigues (PSDC) acompanhou uma equipe de técnicos da Prefeitura de Cacoal em uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, e com o presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis, Dr. Neidson (PTdoB). A parlamentar explicou aos colegas que o município precisa de ajuda.

Os técnicos da prefeitura mostraram aos deputados Maurão e Dr. Neidson que os repasses do Ministério da Saúde não são suficientes para atender o município, por isso Cacoal precisa de apoio político. Eles explicaram que existe um impasse também com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Como o Estado assumiu a responsabilidade sobre o atendimento de Média e Alta Complexidade (MAC), foi acertado que o governo ficaria com 60% do valor repassado ao município pelo Ministério da Saúde. A Sesau deveria ficar com R$ 313 mil e a prefeitura com R$ 229.130,30 todo mês.

Ocorre que, por falha do Ministério da Saúde, em vez de repassar R$ 313 mil por mês, o governo federal dividiu esse valor por 12 e repassou as parcelas ao governo do Estado. Agora a Sesau exige o repasse imediato de R$ 1.829.056,00, que é o valor corrigido das parcelas repassadas a menor.

Além do mais, segundo os técnicos, os R$ 229.13.30 que ficam com a prefeitura são utilizados em diversas despesas, não sendo suficientes para atender a população. Glaucione Rodrigues adiantou que o município utiliza 21,5% da arrecadação pagando funcionários que atuam no Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia (Heuro).

“Esses R$ 313 mil não fariam falta para o Estado, mas são muito importantes para o município de Cacoal”, disse Glaucione, pedindo aos deputados Maurão e Dr. Neidson que intercedam junto ao governo.

Maurão de Carvalho disse que conversará com o secretário da Saúde, Williames Pimentel. Ele solicitou que os técnicos do município de Cacoal estejam presentes nesta reunião, que será brevemente agendada. Glaucione Rodrigues afirmou que continuará trabalhando para ajudar a resolver o impasse.

ALE/RO - DECOM - [Nilton Salina]

Foto: José Hilde