Follador critica a situação do DER em vários municípios

por Igor_Cruz — publicado 17/06/2015 08h36, última modificação 17/06/2015 08h36
O parlamentar citou, ainda, que visitou os municípios de Ariquemes, a região do Vale do Jamari e Jaru...

 

O deputado Adelino Follador (DEM) discursou na tribuna na tarde desta terça-feira (16), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, parabenizando seu colega Airton Gurgacz (PDT) pela luta em defesa da construção da Ferrovia Transoceânica e teceu críticas a atuação do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) no interior do Estado.

No primeiro momento o deputado parabenizou o seu colega Airton Gurgacz (PDT), destacando a importância dada à construção da Ferrovia Transoceânica, que passará por Rondônia, pois através dessa ferrovia os produtos produzidos no Estado terão acesso a todo Brasil, “então por isso também exalto esta obra que ajudará e muito o Estado de Rondônia”, disse Adelino.

O parlamentar citou, ainda, que visitou os municípios de Ariquemes, a região do Vale do Jamari e Jaru. Adelino apresentou denúncia contra o DER, que segundo ele se encontra em caos, pois é possível encontrar no local aproximadamente 25 maquinários parados por falta de manutenção. “Já estou ciente que desde novembro não se compra nada no DER, desde água a peças necessárias para a manutenção das máquinas”, afirmou.

Adelino disse, também, estar preocupado com a situação de Ji-Paraná, pois lá ele se reuniu com responsáveis pelo DER, e ficou firmado o conserto de apenas cinco máquinas, o que é insuficiente para a demanda necessária, pois para se fazer manutenção é necessário pedir autorização da Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe).

O deputado deixou um apelo ao governador Confúcio Moura (PMDB), pedindo que ele esteja atendo a essa situação, pois máquinas estão sendo perdidas mesmo havendo pessoas capacitadas para realizar a manutenção. “Governador, em três meses vai começar a chover,e não queremos ouvir do DER que não se pode fazer nada devido às chuvas”, destacou.

 

Apartes

O deputado Alex Redano (SD) manifestou apoio ao deputado Adelino Follador e se disse preocupado com esta situação, mas alegou ser necessário levar em conta que as secretarias estão sem estrutura, necessitando sempre pedir autorização da Sugespe.

O deputado Luizinho Goebel (PV) disse compreender a preocupação do deputado Adelino quando fala da situação do DER e que o diretor do departamento não está tendo autonomia para tomar as decisões. “É necessário se fazer uma reunião com o governador”, adiantou.

Edson Martins (PMDB) sugeriu que seja montada uma comissão onde seja possível arrecadar recursos para compra de peças para que se faça a manutenção das máquinas do DER. “Precisamos achar uma saída para essa

situação, desse jeito não pode ficar”, afirmou.

 

ALE/RO - DECOM - [Estagiária Hosana Morais]

Foto: José Hilde