Glaucione apresenta projeto de lei que autoriza presença de doulas durante parto

por Igor_Cruz — publicado 30/03/2015 21h20, última modificação 31/03/2015 14h42
Doulas são profissionais escolhidas livremente pelas gestantes, que prestam suporte continuo à gestante...

 

A deputada Glaucione (PSDC) apresentou na Assembleia Legislativa, projeto de lei que dispõe sobre a presença de doulas durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nas maternidades, casa de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada de Rondônia.

Doulas são profissionais escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes, que prestam suporte continuo à gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem estar da gestante, com certificação ocupacional em curso para essa finalidade.

De acordo com a justificativa da parlamentar, a propositura atende uma solicitação feita por um grupo de doulas que, através do projeto de lei, buscam acesso de trabalho no Estado, uma vez que a ocupação foi oficialmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho desde janeiro de 2013.

“As doulas oferecem uma importante assistência para gestantes em trabalho de parto. O apoio delas proporciona conforto físico, emocional e suporte cognitivo antes, durante e após o nascimento dos bebês”, explica a parlamentar.

Glaucione cita que diversos estudos têm demonstrado que, com o acompanhamento das doulas, o parto evolui de maneira mais tranquila, rápida e com menos dor e complicações, tanto para as parturientes quanto para os bebês.

“Houve uma redução significativa no número de cesáreas, partos instrumentalizados, uso de analgésicos, enfim, tornando o parto uma experiência gratificante, fortalecedora e favorecedora do vínculo mãe-bebê, aumentando a chance de sucesso na amamentação”, destaca.

Glaucione acrescenta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de vários países, entre eles o Brasil, reconhecem e incentivam a presença da doula, atuando também como agente inibidor da violência obstétrica e propagador de práticas não invasivas e humanizadoras da assistência ao parto.

 

ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]

Foto: José Hilde

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.