Laerte Gomes quer debater obra do linhão da BR 429

por Igor_Cruz — publicado 14/10/2016 11h39, última modificação 14/10/2016 11h39
O sistema, segundo o deputado, está paralisado desde 2015 com sérios prejuízos aos produtores...


O deputado Laerte Gomes (PSDB) solicitou da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa o agendamento de audiência pública para discutir a obra do linhão da BR 429 em Alvorada do Oeste.

De acordo com o deputado, a obra, que liga Presidente Médici à Costa Marques, passando por Alvorada, São Miguel, Seringueiras, São Francisco e São Domingos, deveria interligar ao sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil.

Segundo Laerte, em Rondônia, o sistema se encontra paralisado desde 2015, prejudicando produtores que não dispõem de condições de processar, armazenar e beneficiar seus diversos produtos.

“Inclusive isso acarreta prejuízos também ao município, já que sem a produção dos agricultores a cidade deixa de gerar renda e impostos”, ressaltou Laerte Gomes.

O parlamentar disse que na atual conjuntura econômica globalizada, os municípios estão perdendo investidores e seus produtores. O Sistema Interligado Nacional (SIN), explicou Laerte, conecta as usinas hidrelétricas e termelétricas do Brasil em uma grande rede de transmissão.

Com isso é possível que a energia produzida no Sul do país seja conduzida e utilizada no Norte. O sistema interligado brasileiro é dividido em dois subsistemas, o Sul/Sudeste/Centro-Oeste e o Norte/Nordeste.

“Vale ressaltar que essa obra é de grande importância para o nosso Estado e o atraso na conclusão tem causado sérios transtornos a vários municípios e sua população”, concluiu o deputado.

 

ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]

Foto: Ana Célia

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.