Laerte Gomes ressalta importância de evento do Tribunal de Contas

por Igor_Cruz — publicado 29/03/2016 17h31, última modificação 29/03/2016 17h31
Parlamentar explicou que é essencial orientar prefeitos e técnicos dos municípios...

O deputado Laerte Gomes (PSDB), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (29), disse que durante a última semana visitou vários municípios e ressaltou evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ele parabenizou o Tribunal de Contas relativo ao “Fechando as Contas”, em parceria com vários órgãos, incluindo a Assembleia Legislativa.

Segundo o parlamentar, aproximadamente 34% dos prefeitos tiveram contas reprovadas até 2012. “Um índice alarmante. E o motivo, em sua maioria, era por falta de conhecimento dos gestores públicos da legislação eleitoral”, afirmou.

O seminário, disse Laerte,“com certeza vai conseguir a redução das reprovações de contas, especialmente agora que se chega ao final de mais um mandato de prefeitos”.

O parlamentar disse que muitas vezes os prefeitos, quando chegam ao final de seu mandato, especialmente quando buscam a reeleição, acabam gastando mais do que podem e sofrem sanções.

Ele acrescentou que o nível dos técnicos do TC está muito acima da capacitação dos gestores e técnicos das prefeituras, por isso as cobranças são grandes. “Esperamos que, ao realizar estes cursos, o índice de erros seja reduzido”, detalhou

Ao finalizar pediu providências por parte do governo federal para com a BR 364, para se tentar reduzir o número de acidentes e de mortes.

Apartes

Em aparte, o deputado Cleiton Roque (PSB) parabenizou o parlamentar por levantar o tema, especialmente pela visão municipalista que o orador possui.

O deputado Adelino Follador (DEM) disse que foi prefeito por 12 anos e sempre teve suas contas aprovadas. Ele afirmou ser importante o curso de aperfeiçoamento por parte do TCE, para orientar.

“Os gestores que estão saindo”, disse Follador, “e os que querem entrar, precisam aprender e se tornar técnicos na gestão pública. Não adianta querer agradar a todos, é preciso ser eficaz na administração pública”.

O deputado José Lebrão (PMDB) afirmou ser muito importante este tipo de curso, especialmente quando se deixa o mandato. Ele detalhou que os futuros prefeitos devem ter atenção ao entrar no serviço público como gestor.

O deputado Edson Martins (PMDB) disse ser importante o TCE ter esta preocupação com os gestores municipais para que, ao fechar suas contas, tudo esteja a contento, dentro das leis vigentes. Reforçou que o grande problema está localizado nos pequenos municípios que não possuem técnicos com competência para orientar os prefeitos.

ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]

Foto: José Hilde