Lazinho da Fetagro pede instalação de unidade do Samu em Nova Mamoré

por Igor_Cruz — publicado 13/04/2018 12h18, última modificação 13/04/2018 12h18
Atualmente, o Samu atua em 3.532 municípios brasileiros...

 

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) indicou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a necessidade de ser providenciada a instalação de uma central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município de Nova Mamoré.

O objetivo do Samu, que funciona 24 horas por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de ser levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

“Esse serviço já deveria estar disponível em todos os municípios de Rondônia, levando em vista que o Samu pode atender urgências em todos os cantos, seja no meio da rua, dentro de casa, no trabalho, de dia ou noite”, explica.

Atualmente, o Samu atende 82,16% da população brasileira, atuando em 3.532 municípios. Em todo o País, o Ministério da Saúde já habilitou 3.308 unidades móveis entre as de suporte básico e suporte avançado. O governo federal investe R$ 1,1 bilhão no serviço anualmente, sendo que a União é responsável por 50% dos recursos para o Samu, e o restante é dividido entre Estados e municípios.

Contudo, Lazinho explicou que o ente federal, no caso a União, apenas repassa para os entes estaduais e municipais os recursos necessários para a organização do serviço de atendimento à saúde, incluindo o de emergência por ambulâncias, dentro de sua área de abrangência, conforme determinação da Lei Federal 8.080/90.


ALE/RO - DECOM - Laila Moraes
Foto: Ana Célia 

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples.