Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Assembleia / Notícias / Maurão prestigia abertura do Encontro Estadual de Coordenadores e Técnicos dos Cras e Creas

por Igor_Cruz — publicado 19/10/2017 10h42, última modificação 19/10/2017 10h42
Presidente destacou importância do trabalho de assistência social...

Ao participar na noite de quarta-feira (18), em Ouro Preto do Oeste, da abertura do 1º Encontro Estadual de Coordenadores e Técnicos dos Cras e Creas, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), destacou a importância do trabalho de assistência social, como ferramenta de garantia de direitos e de acesso às políticas públicas.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), reúne secretários municipais e técnicos ligados à assistência social, com palestras e debates ao longo de três dias. O deputado estadual Marcelino Tenório (PRP), a secretária da Seas, Marionete Sana, o prefeito Vagno Panissoly (PSDC), entre outras autoridades, prestigiaram a abertura.

"Está em vigor uma lei que garante que 5% das nossas emendas sejam destinadas à área social. Temos destinado recursos para entidades como as APAE's, além de direcionar para as prefeituras executarem ações para atender a assistência social", explicou Maurão.

O presidente ainda destacou que a maioria das pastas e ações de assistência social são coordenadas por mulheres. "Vocês mulheres têm mais sensibilidade, mais atenção e uma atenção especial em tudo o que fazem", disse ele, acrescentando que a Assembleia está à disposição dos prefeitos e dos secretários municipais, para trabalhar projetos e ações na assistência social.

Creas e Cras

O Creas é o Centro Especializado de Assistência Social. É uma unidade estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Já o Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que tem por objetivo prevenir ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais.

ALE/RO - DECOM - Eranildo Costa Luna
Foto: Marisvaldo José