Redano quer debater fim da nota fiscal eletrônica impressa

por Igor_Cruz — publicado 25/02/2015 15h40, última modificação 25/02/2015 16h03
Deputado explica que a decisão do Executivo pode prejudicar a população em geral, sem resultar em economia...

 

Durante a manhã desta quarta-feira (25), o deputado Alex Redano (SD) discursou em sessão ordinária na Assembleia Legislativa  e defendeu um debate amplo sobre a proposta do Poder Executivo em acabar com a emissão da nota fiscal eletrônica. De acordo com o parlamentar, uma comissão de proprietários de empresas do ramo manteve audiência com ele e relatou que existe um projeto a ser encaminhado para a Casa de Leis, propondo o fim do documento e a emissão ficaria a disposição somente via internet, no sistema chamado “nuvens”.

O parlamentar destacou que os empresários estão preocupados com essa possibilidade, pois não existem estudos técnicos que comprovem economia fiscal e muito menos melhorias para os usuários, o consumidor. “Como ficam as pessoas que viajam e precisam comprovar hospedagem e alimentação sem o documento para anexar no relatório de viagem?”, indagou. Além disso, Alex lembrou que nem todas as regiões de Rondônia possuem internet para um acesso rápido para impressão da nota.

O deputado disse ainda que na atualidade 60 empresas atuam no ramo de emissão de nota fiscal eletrônica em Rondônia e que todas seriam  prejudicadas com a implantação deste novo sistema.

Ao defender essa classe de empresários, o parlamentar solicita que a Assembleia Legislativa proponha um amplo debate sobre o tema e exija dados comprobatórios de que o novo sistema a ser implantado de fato surtirá mais efeito para economia estadual. “Solicito uma audiência pública entre as partes envolvidas para esclarecimentos e apresentação de dados fundamentados para a mudança”, destacou.

A Nota Fiscal Eletrônica é a representação em arquivo digital das antigas notas em papel e recebe validação eletrônica durante a sua emissão (carimbos) também em formato digital, que são a garantia de sua autenticidade.

 

ALE/RO - DECOM - [ Elaine Maia ]

Foto: ALE/RO - DECOM - [José Hilde]

registrado em: