Sessão Solene em homenagem ao médico Elifaz Cabral e a Irmã Lina nesta quinta

por Igor_Cruz — publicado 04/10/2017 15h49, última modificação 04/10/2017 15h49
Requerimento é do deputado Airton Gurgacz e ocorre na tarde desta quinta-feira, no Plenário da Assembleia Legislativa...


O deputado Airton Gurgacz (PDT) realizará na tarde desta quinta-feira (5), no Plenário da Assembleia Legislativa, sessão solene para entrega de Medalha do Mérito Legislativo, a irmã Lina Maria Ambiel e ao médico Elifaz de Freitas Cabral.

Segundo o deputado Airton, o médico Elifaz de Freitas Cabral desenvolve um sério trabalho junto a unidade hospitalar das Irmãs Marcelinas, realizando cirurgias para a reabilitação cirúrgica aplicada à hanseníase, além de ser monitor de cirurgia de reabilitação e prevenção aplicada a hanseníase no Ministério da Saúde.

O profissional também é médico legista, traumatologista de um hospital particular da cidade e professor universitário. “Com todas as suas atividades, o doutor Elifaz contribui para que os programas de saúde, em especial os da hanseníase, ofereçam as pessoas saúde e reabilitação, com qualidade e profissionalismo”, destaca o parlamentar.

A Irmã Lina Ambiel atua na congregação das Irmãs Marcelinas desde 1970 e desde então trabalha na assistência social em várias instituições públicas de saúde. Atuou por 30 anos no Hospital Santa Marcelina em São Paulo, de onde foi transferida para Porto Velho em 2003.

O Hospital é conhecido como ex-colônia de hansenianos e continua como referência no tratamento da doença, além de outras especialidades médicas. Em sua atuação, profissionalizou a gestão, “cumprindo o desafio de fazer sobreviver um hospital filantrópico, atendendo 90% dos usuários com os escassos recursos do SUS”, enfatiza Airton em sua justificativa.

Já em 2016, a Irmã Lina realiza o sonho e concretiza a inauguração da oficina ortopédica, “onde oferece condições na reabilitação de centenas de pessoas que dependem de órteses, próteses, calçados especiais e meios de locomoção para terem maior qualidade de vida e dignidade”, finaliza Gurgacz.

 

ALE/RO - DECOM - Geovani Berno
Foto: Gilmar de Jesus

registrado em: