Sessão Solene em homenagem aos ex-ferroviários da EFMM acontecerá na segunda-feira na ALE

por Igor_Cruz — publicado 18/05/2018 15h02, última modificação 18/05/2018 15h02
Proposta pelo deputado Dr. Neidson, solenidade será para homenagear os ex-trabalhadores da ferrovia histórica...

 

Proposta pelo deputado Dr. Neidson (PMN), a Sessão Solene da próxima segunda-feira (21), fará a entrega de Voto de Louvor aos ex-ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). A solenidade será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa, às 15h.

O parlamentar destacou que a homenagem se dá pelo reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelos ex-ferroviários e que, segundo Dr. Neidson, que contribuíram com o crescimento econômico e cultural de Rondônia, “mas acima de tudo, representam a história viva da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, frisou o deputado.

Dr. Neidson destaca que os ex-trabalhadores da ferrovia histórica desempenharam várias funções entre as quais, aprendiz de garagem, trabalhador de linha, estivador, guarda-freio, condutor de trem, chefe de recepção fluvial, feitor de linha, mecânico de locomotiva, torneiro mecânico, entre outras mais.

A EFMM foi a 15ª ferrovia a ser construída no país, tendo suas obras executadas no período entre 1907 a 1912. Ela estende-se por 366 quilômetros na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, cidades fundadas graças à construção da ferrovia.

“Nossa iniciativa tem o intuito de agradecer e enaltecer a todos aqueles que, de certa forma, fizeram parte da história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e contribuíram para o início da história da nossa região”, concluiu Dr. Neidson.

 

ALE/RO - DECOM - Juliana Martins
Foto: Lusângela França

registrado em: